Jovens Empreendedores Participam de Curso de Comunicação Escrita

18 de outubro de 2013 por Adriane Gama

 

O Projeto Conoficina_portuguesexão Amazônia em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realiza a partir de hoje pela manhã, o curso de Comunicação Escrita Eficaz: Sistematização da Expressão do Pensamento, facilitada pelo professor Roberto Paiva1 para os jovens empreendedores do Tapajós, no auditório do Projeto Saúde e Alegria.

A finalidade deste curso é incentivar os participantes a desenvolver habilidade na leitura, escrita e produção de textos, contribuindo com as ideias de cada empreendedor social, na elaboração de seus projetos, planos de negócio e currículo. Este curso terá a duração de 40h e acontecerá somente pela manhã, de 8 às 12h, de 18 a 29 de outubro.

Ementa

Leitura, texto e gênero textual; leitura: concepção e metodologia. Produção de texto: coesão e coerência, simetria. Análise linguístico-textual e reescritura. Comunicação Organizacional e Empresarial, enfocando o Empreendedorismo: consequência do desemprego. O processo empreendedor; Inovação; diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor. Oportunidade e ideias: fontes, avaliação, roteiro de oportunidades. Internet: modelo de negócios na Web; tendências. O Plano de Negócios.

Objetivos

Levar o aluno a:

1. refletir sobre os mecanismos discursivos que constituem o texto escrito;

2. desenvolver habilidade na leitura e produção de textos;

3. reconhecer a linguagem das oportunidades;

4. refletir sobre a diferença entre o empreendedor e o empresário;

5. escrever textos claros, objetivos, concisos;

6. elaborar um Plano de Negócios.

Conteúdo Programático

1. Noção de texto

2. Leitura: concepção e estratégias

3.Textualidade: coesão e coerência

4. Simetria de construção

5. Produção de textos: planejamento, exposição e avaliação

6. Identificar Oportunidades

7. Metodologia de Escrita Científica

8. Noções de Semiótica;

9. Atividades Práticas de Escrita

Referências

DORNELAS, José Carlos de Assis.Transformando ideias em negocios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.

VIANA, Antonio Carlos (coord.). Roteiro de Redação: lendo e argumentando. São Paulo, Scipione, 1998.

SOUZA, Luiz Marques de. Compreensão e produção de textos. 15ª ed., Petrópolis, RJ, Vozes, 2011.

1Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (CFI/PROCCE), Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduado em Letras e Artes (UFPa) e Administração de Empresas (Unama), especialista em Informática aplicada à Educação (PUC-MG) e Marketing (Unama).  http://lattes.cnpq.br/8407599730268736

Deixe um comentário

*