Sobre a Rede

8 de setembro de 2007 por adrianadalbert

Uma rede de comunicação comunitária na AMAZÔNIA

Amazonas, Tapajós e Arapiuns. Jovens de 30 comunidades localizadas às margens desses rios, nos municípios de Santarém e Belterra, Pará, em plena Floresta Amazônica, protagonizam a história da Rede Mocoronga de Comunicação Popular.

A rede é resultado do trabalho do Projeto Saúde & Alegria, uma organização não governamental que atua desde 1987 na região. Atualmente, atende 150 comunidades com programas de desenvolvimento comunitário integrado nas áreas de saúde, organização comunitária, economia da floresta, educação, cultura e comunicação. A arte, o lúdico e a comunicação são os principais instrumentos de educação e mobilização da proposta, sendo a Rede Mocoronga uma das suas principais expressões.

O projeto forma adolescentes e jovens através de oficinas de educomunicação como repórteres comunitários para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e blogs na internet. Eles alimentam a circulação de informações e campanhas educativas, difundindo a voz, a realidade, o cotidiano e a cultura regional da população para a população. Esta comunicação comunitária é fundamental numa região praticamente isolada e com muitas ameaças ao meio ambiente e aos meios de vida tradicionais.

Muito se fala da Amazônia, de sua rica biodiversidade e dos problemas ambientais, mas poucas iniciativas permitem que a Amazônia seja apresentada pelos próprios moradores da região. Esse é o papel da Rede Mocoronga.

PROTAGONISMO JUVENIL

A juventude é prioridade, especialmente na situação em que 47% da população destas comunidades são menores de 15 anos. As novas gerações de ribeirinhos vivem contradições sociais, ambientais e também culturais, especialmente com a crescente influência dos padrões culturais do mundo urbano, levando à perda de sua identidade cultural e os colocando como principais vítimas do êxodo rural.

A prática da educomunicação da Rede Mocoronga visa criar oportunidades de aprendizagem e inclusão social estabelecendo uma medição sociocultural que permite à juventude da floresta estar antenada no mundo, sem perder sua identidade cultural.

Por quê MOCORONGO?

Mocorongo é quem nasce em Santarém e seu significado tem raízes na cultura indígena, como gente humilde e receptiva, ao contrário do sentido pejorativo que adquiriu em outras regiões do país. A escolha do nome é proposital, visando valorizar seu sentido original e ressignificá-lo neste contexto sendo também sinônimo de desenvolvimento, educação e participação.

Como balança a REDE MOCORONGA

A rede é formada pelas sucursais comunitárias, que são os grupos locais de jovens repórteres que ganham nomes e formas de gestão próprios. As escolas das comunidades também são parceiras oferecendo o apoio pedagógico dos professores.

As sucursais dispõem ou tem acesso a equipamentos básicos de som, editoração e vídeo que permitem a comunicação dentro das localidades e entre elas. A central da rede que fica na sede do Projeto Saúde & Alegria é responsável pela orientação, aprimoramento e circulação intercomunitária do material produzido. A rede trabalha com os seguintes instrumentos:

A RÁDIO MOCORONGA

Em cada comunidade os grupos de jovens animam uma rádio local (rádio-poste) com matérias ao vivo ou pré-gravadas mantendo uma programação conforme a identidade de cada local. A central organiza o intercâmbio dos materiais e mantêm um programa semanal na Rádio Rural de Santarém difundindo campanhas educativas e as produções comunitárias.

A TV MOCORONGA

Produz regularmente o programa de variedades “Mexe com Tudo” que é roteirizado, gravado, editado e exibido nas próprias comunidades. Onde existem telecentros, estão sendo formados núcleos de cineclube e produção de vídeos participativos. Toda a produção é exibida através de telões em mostras e circuitos intercomunitários de exibição ou em Tvs parceiras. Elabora ainda documentários e vídeo-temas educativos e também trabalha com materiais produzidos em outras regiões usando o vídeo na educação comunitária.

JORNAL O MOCORONGO

Cada sucursal produz um jornal comunitário para a distribuição local. Os repórteres enviam regularmente uma cópia de cada edição para a central, que efetua reproduções e as distribui para as demais localidades da rede. Paralelamente, a central edita trimestralmente o jornal intercomunitário “O Mocorongo”, contendo informações do Saúde & Alegria e uma seleção das principais matérias dos jornais comunitários.

OS TELECENTROS CULTURAIS

São pólos avançados presentes em 06 comunidades com previsão de chegar a 11 até 2009. Contam com espaço físico com arquitetura regional, dispondo de computadores com software livre e acesso à internet via satélite ou conexão sem fio, movidos à energia solar. Além de oferecer acesso ao conhecimento da informativa e à internet, eles permitem a incorporação das mídias digitais ao processo de produção da Rede.

Através de blogs, os conteúdos locais ganham o mundo, colocando as comunidades ribeirinhas na sociedade da informação. Além disso, os telecentros são usados para exposições, atividades educativas e eventos de cultura e entretenimento. Visite o Blog da Rede:  www.redemocoronga.org.br

TEIA CABOCLA de Lideranças Juvenis

A Teia Cabocla surgiu a partir das atividades da Rede Mocoronga buscando o fortalecimento do movimento juvenil ribeirinho. Trata-se de um grupo de jovens engajados em ações comunitárias que se reúnem periodicamente para juntos avaliarem e planejarem as ações que estão desenvolvendo em suas comunidades. É também um espaço para a formação de novas lideranças buscando a sustentabilidade social das iniciativas implantadas pelo Saúde & Alegria. Ao mesmo tempo, promove o protagonismo do jovem ribeirinho como sujeito de direito capaz de expressar e negociar suas demandas nos espaços públicos, participando de conferências e eventos Brasil à fora.

Comunidades PARTICIPANTES

Atualmente cerca de 31 comunidades estão envolvidas diretamente na Rede Mocoronga:

Município de Belterra: Cidade de Belterra, São Domingos, Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Jaguarari, Pedreira, Piquiatuba, Marai, Nazaré, Tauari, Paraíso, Prainha I,

Município de Santarém:  Muratuba, Maripá, Solimões, Vila Franca, Capixauã, Vista Alegre do Capixauã, Suruacá, Surucuá, Vila de Boim, Samaúma, Pinhel, Urucureá, Aninduba, São Francisco, São Pedro, Cachoeira do Aruá, Mentai.

Contatos:

Projeto Saúde / C.E.A.P.S

Av. Mendonça Furtado, 3979, Bairro Liberdade – Santarém/PA
CEP 68040-050

Tel (+55) 93 3067-8000 | fax: (+55) 93 3067-8005

e-mail: psa@saudeealegria.org.br