Invenção de tecnologia na Floresta: oficina possibilita criação dos próprios comunitários

18 de março de 2019 por Samela Bonfim

A RESEX Tapajós-Arapiuns está sendo laboratório de invenções no período de 18 a 23 de março. Moradores de sete comunidades da região estão participando de oficina que possibilita a criação inédita de tecnologias para facilitar o dia a dia dos comunitários na região;

Criar soluções tecnológicas para auxiliar os comunitários na rotina é um desafio encarado por vinte e cinco moradores das comunidades São Pedro, São Miguel, Maripá, Samaúma, Aldeia Solimões, Anumã e Carão, na Resex em Santarém. Eles estão participando desde segunda-feira (18) da Oficina de Desenho e Co-criação de Tecnologias Apropriadas promovida pela World-Transforming Technologies com apoio do Projeto Saúde e Alegria.

Durante seis dias eles aprenderão técnicas e colocarão em prática as próprias ideias para solucionar alguma necessidade específica e replicar a criação. As oficinas estão sendo realizadas no Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA) e objetivam ampliar a capacidade de inovação e de desenvolvimento tecnológico de baixo custo dos participantes para melhorar a vida de suas comunidades.

A intenção é aprender como criar tecnologias simples para resolver problemas do dia a dia, utilizando diversas ferramentas e trabalhando com metal, madeira e outros materiais disponíveis localmente. A oficina é totalmente prática, onde todos os participantes, independente de idade ou gênero, aprenderão novas habilidades e construirão máquinas e equipamentos para facilitar a vida, melhorar o aproveitamento dos recursos naturais e o rendimento no trabalho – seja na agricultura, pesca ou qualquer outra atividade.

Em cursos anteriores realizados em outras localidades, os participantes criaram prensas de óleos, descascadores de castanhas, máquinas de lavar roupas manuais, bici-máquinas e diversas outras invenções. Em cada local são os próprios participantes que definem os problemas a serem resolvidos, propõem idéias e constroem as soluções, com o apoio dos facilitadores.

Odair Scatolini facilitador do Instituto invento tecnologias destacou a proposta: “Essa oficina é uma metodologia executada em vários países do mundo, América Latina, África, Ásia… a nossa ideia é trabalhar, criar, desenhar e executar tecnologia com as comunidades, não para as comunidades. O que a gente está querendo é transformar as comunidade de consumidoras em criadoras de tecnologias” – explica.

Primeiro dia

A abertura da oficina foi marcada pela apresentação dos participantes e equipe realizadora, desafio de desenho: suspender espigas de milho 5cm do solo usando duas folhas de A4 e Ciclo de desenho: demonstração de diferentes prensas para produzir briquetes de carvão.

A WTT

World-Transforming Technologies é uma fundação latino-americana sem fins lucrativos dedicada a conectar inovadores a oportunidades de impacto social, ambiental e econômico.

4 Responses to “Invenção de tecnologia na Floresta: oficina possibilita criação dos próprios comunitários”

  1. https://customcollegeessays.com/blog/mba-admission-essay Says:

    In previous courses conducted in other places, participants created oil presses, nut cleaning machines, hand washing machines, bicycle machines and a number of other inventions.

  2. manage academic Says:

    At each site, the participants themselves determine the problems that need to be solved, offer ideas and find solutions with the support of specialists.

  3. do online Says:

    In previous courses conducted elsewhere, participants created oil presses, machines for a wide variety of purposes, and many projects were amazing.

  4. the proof reading Says:

    Such courses and seminars are very relevant in the area near the forest. Working with wood is a technique that should be learned.

Deixe um comentário

*