Lenda da Igreja

19 de janeiro de 2011 por Maickson Bhoim

Em 1895, auge da Revolta dos Cabanos, o povo boinense fugiu para a mata. Um certo homem religioso, todavia, tratou de esconder a imagem de Santo Inácio de Loyola. Embora pesada, escondeu-a  atrás de uma árvore de Sapupema e a cobriu com folhas de Piririma e Samambaia.

Após o fim da revolta, os moradores retornaram à Vila e deram pela falta do Santo. O homem, então, disse o local do esconderijo e os comunitários puderam levá-lo à Igreja.

Entretanto, noutro dia novamente o Santo havia sumido. Dessa vez, ninguém sabia onde encontrá-lo.

Resolveram procurar atrás da árvore e, para surpresa geral, lá estava ele. Levaram-no por três vezes à Igreja e em todas ele voltava para trás da Sapupema.

Uma senhora idosa, curandeira, consultou os astros e disse que o Santo queria uma Igreja nova. Começaram, portanto, a construção de um novo templo com a frente para o rio, como é de costume. Quando a construção estava quase finalizando, um forte temporal a destruiu completamente. Não desistiram. Voltaram aos trabalhos e novamente veio a baixo. Fizeram por três vezes e todas caíram. Novamente consultaram a curandeira, que garantiu que deveriam construir a igreja como tinham encontrado o santo, ou seja, de lado para o rio. Assim fizeram e a igreja está até hoje de pé, com algumas remodelações feitas em 1949 e em 2005.

3 Responses to “Lenda da Igreja”

  1. ELIS SÁ FIGUEIREDO Says:

    MAICKSON, GOSTEI! MAIS ACRESCENTA ALGUMAS FOTOS INTERNAS DA IGREJA, QUERIDO, OU MANDAS PARA MEU E-MAIL. ESTAREI EM JULHO/2011 NESSA MINHA QUERIDA VILA. MIL BJOS AMADO.

  2. ELIS SÁ FIGUEIREDO Says:

    MAICKSON, VAI AÍ MEU E-MAIL: elisfigueiredo1@hotmail.com. AGUARDAREI O QUE TE SOLICITEI, QUERIDO.

  3. Carlos Says:

    É isso ai mano estou com muita saudades da minha linda Vila da Boim, um abraço a todos.

Deixe um comentário

*