Boim amazônica

4 de maio de 2009 por Fábio Pena

O Blog da Rede Mocoronga está sendo lindo em diversos lugares do mundo. Entre outros benefícios, o poder da comunicação faz com que as comunidades da Amazônia resgatem sua história e faz com que pessoas se religuem com suas origens. É o que mostram, por exemplo, alguns comentários publicados sobre a matéria feita pelos jovens da Vila de Boim, sobre a história da sua comunidade.

O leitor que se assina Cax enviou o seguinte comentário:

Olá a todos. Sou português e resido na Amadora, próximo de Lisboa. Em Portugal existe uma vila chamada Vila Boim. Localiza-se no Alentejo (no municipio de Elvas) próxima da fronteira com Espanha. O nome desta localidade teve origem no século XII, quando Rei português doou este território a um nobre D. João de Aboim, originando o nome Vila Aboim e posteriormente Vila de Boim. Hoje em dia o seu nome é Vila Boim”.

E o leitor Francy, busca mais informações sobre suas origens familiares:

Ola!!!!, gostei muito de saber sobre a origem da vila de Boim,pois minha mãe nasceu la, porem não se criou por la, e por isso não sabiamos muita coisa do lugar, mas tínhamos muita curiosidade de saber de sua historia, origem e algo mais, se tiverem fotos, imagens ou vídeos das praias e principalmente a ponta de pedras que fica de frente pra vila, na epoca de seca. A ponte do igarapé, lago azul,as serrarias,o convento dos padres, salão paroquial, a rua principal e o cemitério”.

Aqui segue duas fotos para o pedido do leitor Francy. A primeira é a frente da comunidade, com a igreja de Santo Inácio de Loyola. E a segunda é o antigo convento franciscano, onde também funcionou a escola estadual.

Deixe um comentário

*