Turismo de base comunitária

27 de junho de 2011 por Elis Lucien

Texto de  Ândrea Colares.
Empreendimentos Sustentáveis – Projeto Saúde e Alegria.

O Núcleo de Empreendimentos Sustentáveis vem realizando um curso de formação para jovens das comunidades da área de atuação do programa de Turismo de Base Comunitária, que atualmente estão morando em Santarém. Essa formação interdisciplinar objetiva preparar tecnicamente os jovens interessados em trabalhar com esse nicho do turismo, que vem crescendo no Brasil. Além de aulas de inglês, iniciadas no mês de março, são previstas capacitações em empreendedorismo, associativismo e cooperativismo, história regional, teatro, etc.

Aos poucos esses jovens acompanharão a organização e a execução das viagens de turismo realizadas pelo Projeto Saúde e Alegria, e ao final das capacitações, espera-se poder contar com três perfis distintos qualificados: agente de comercialização (responsável pela venda e comercialização dos roteiros junto aos visitantes), agente logístico (organizador da logística de viagem) e o mediador cultural (responsável em conduzir e executar a realização do roteiro junto com os visitantes.

A primeira formação lúdica, ocorreu no último dia 15 de junho. O palhaço Magnólio abordou temas relacionados a sustentabilidade ambiental e cultural com os participantes, tudo regado com muita Saúde e Alegria!

 

Deixe um comentário

*