Rio+20: O Ponto de Partida

20 de junho de 2012 por Paulo Lima

por Sávio de Tarso*, da Envolverde

Com título extraído da interpretação do hexagrama 24 do milenar clássico chinês “I Ching – O Livro das Mutações”, a obra “O Ponto de Mutação” pode ser considerada uma consistente concepção teórica do que hoje chamamos sustentabilidade, a partir da visão sistêmica da vida como uma teia de relações interdependentes. Publicado há 30 anos pelo físico austríaco Fritjof Capra, o livro analisa a evolução humana à luz da ciência e demonstra, como propõe o texto chinês, que “após uma época de decadência vem o ponto de mutação” na seqüência natural do ciclo da vida. Esse padrão que Capra identifica em variados momentos históricos sintetiza também a expectativa em torno da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O conjunto de eventos em escala mundial que acontecem até 26 de junho no Rio de Janeiro constitui uma oportunidade para influenciar as lideranças políticas, sociais e empresariais na direção da sustentabilidade socioambiental como solução para a crise sistêmica da economia global – “o ponto de mutação” da civilização contemporânea.

Dois eixos temáticos foram definidos pela ONU – Organização das Nações Unidas para os debates no Rio: “A Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza” e “Governança Global para o Desenvolvimento Sustentável”. A harmonização entre as vertentes social, econômica e ambiental – que constitui o conceito de sustentabilidade – tem nesta Conferência um novo capítulo para enfrentar os históricos desafios da erradicação da pobreza e da estruturação de uma nova governança global. A chamada Economia Verde é alvo de uma acirrada polêmica: enquanto busca aplicar tecnologias para reduzir a emissão de carbono com a criação de empregos decentes e inclusão social, o conceito poderia servir como maquiagem para uma reforma superficial do atual modelo econômico, sem alterar substancialmente as condições que periodicamente produzem crises financeiras e permitem a ampliação da desigualdade social.

O Futuro em Pauta

A lentidão é necessariamente característica de uma transição desse porte. Trata-se de avaliar e reduzir os impactos socioambientais das atividades humanas num cenário em que o crescimento da população mundial pressiona o consumo de recursos naturais além da capacidade de reposição do planeta. O primeiro debate global sobre essa encruzilhada civilizatória ganhou corpo em Estocolmo, Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, quando foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Mas só 15 anos depois um grupo de notáveis reunidos na Comissão Mundial do Meio Ambiente elaborou um diagnóstico aprofundado sobre a situação planetária – o relatório “Nosso Futuro Comum”, que lançou as bases do conceito “desenvolvimento sustentável” e sugeriu a convocação da Rio-92. A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada 20 anos atrás pode ser considerada o ponto de chegada de um processo de negociação que tinha mandato específico para produzir a Convenção do Clima, a Convenção da Biodiversidade, a Agenda 21 e iniciou a consolidação da posterior Convenção de Combate à Desertificação. Embora relevantes e significativos porque estabeleceram um novo patamar de abordagem dessas questões críticas para a humanidade, todos esses pactos – incluindo a bem intencionada Declaração do Rio – conduziram a compromissos parciais e progressos pontuais – muito aquém da necessária revisão dos padrões de exploração dos recursos naturais que ameaçam o equilíbrio ecossistêmico.

Duas décadas depois daquela cúpula histórica, a Rio+20 se caracteriza mais como um ponto de partida, com a possibilidade de ampliar o debate sobre a necessidade de alterar os padrões de produção e consumo para desviar a economia planetária da trajetória crítica de exploração abusiva dos recursos naturais.

Se, tal como no relatório “Nosso Futuro Comum”, o porvir continua no horizonte de preocupações das Nações Unidas, desta vez no entanto a Conferência não tem mandato para produzir acordos que responsabilizem governos, empresas ou cidadãos. O principal documento a ser publicado no final da Conferência, com o expressivo título “O Futuro que Queremos”, será então uma declaração de intenções de mais de uma centena de chefes de Estado e de governo, sem instrumentos para transformá-las em obrigações de qualquer espécie.

A inexistência de um acordo forte não autoriza, porém, uma avaliação antecipada que considere um fracasso a Rio+20. Secretário (com status de ministro) do Meio Ambiente durante a Rio 92, o professor José Goldenberg lembra que naquela Conferência foi feito um grande esforço para adotar medidas mandatórias, como as citadas convenções. “Mas, além desses tratados, foi adotada a Agenda 21, que tem um caráter parecido com o da Rio+20: é um conjunto de exortações, um conjunto de propostas. Não tem metas, simplesmente delineia caminhos. A Agenda 21 não foi aprovada em 1992: os governos não votaram. Ela se tornou um compromisso voluntário, mas curiosamente milhares de prefeitos em todo o mundo acabaram adotando muitas daquelas medidas e avançaram em direção à sustentabilidade.”

Sem mandato para voos mais ambiciosos, a Rio+20 deve gerar uma “Plataforma de Compromissos” voluntários de governos, empresas e organizações sociais; um conjunto de “Recomendações da Sociedade Civil” como resultado dos Diálogos sobre Desenvolvimento Sustentável; e finalmente a Declaração dos chefes de Estado e de governo: “O Futuro que Queremos”.

Mundo à Parte

Foi uma iniciativa do governo brasileiro propor os 4 dias de “Diálogos”, que devem atrair ao Riocentro até 50 mil participantes – de Organizações Não Governamentais, empresas e movimentos sociais do mundo todo – para “gerar propostas inovadoras de como a sustentabilidade pode ser aplicada a uma série de questões”, de segurança alimentar a migrações, passando pelo complexo tema da produção e consumo sustentáveis. Esse evento ocorreu entre 16 e 19 de junho, encravado entre a Prepcon – conferência preparatória que do dia 13 ao dia 15 reuniu a alta diplomacia internacional mas precisou estender o prazo até a madrugada do dia 19 para dar contornos finais ao documento “O Futuro que Queremos” – e a cúpula de governantes propriamente dita, do dia 20 ao dia 22.

Acreditam os mais otimistas entusiastas que os “Diálogos” são uma plataforma que permite à sociedade global influenciar os governantes para a adoção de um mínimo de metas em direção ao desenvolvimento sustentável. “O Futuro que Queremos” tinha ao fim da Prepcon uma edição reduzida do documento que chegou a ter mais de 300 páginas recheadas de sugestões oferecidas por países, ONGs, empresas e movimentos sociais, e sistematizadas pela Secretaria Geral da Conferência. Sob protestos de ONGs e delegações importantes como a da União Européia, restaram, porém, numerosos colchetes [que no jargão da diplomacia são trechos do texto oficial sobre os quais não existe consenso] cujo conteúdo final deverá ser decidido somente pelos governantes, além de acolher novas sugestões. É nesse espaço que a sociedade civil pode exercer pressão por meio das “Recomendações” remetidas aos participantes da cúpula.

Slide2c Rio+20: O Ponto de Partida“Pela primeira vez nós estamos promovendo um diálogo da sociedade civil com os chefes de governo e chefes de Estado a partir de uma pauta específica” – explicou-me a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Antes você ficava com o chefe de Estado num mundo à parte, encastelado. Agora, não: nós estamos colocando no mainstream político o setor produtivo e a sociedade civil latu sensu – mulheres, negros, todos os movimentos sociais – para debater esses temas estratégicos da agenda mundial.”

Os “Diálogos” atendem ao que proclama o Princípio 10 da “Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento” (assinada na Rio 92): “A melhor maneira de tratar as questões ambientais é assegurar a participação, no nível apropriado, de todos os cidadãos interessados”. A participação esteve aberta até o dia 3 de junho e as sugestões foram sistematizadas em 10 Painéis (veja quadro com temas) de debates – transmitidos pela webtv das Nações Unidas – e encaminhadas diretamente aos chefes de Estado e de Governo como “Recomendações”.

O mecanismo de interação entre os “Diálogos” e os governantes não significa, porém, que o “mundo à parte” estará aberto à escuta das demandas da “vida real”. A mais espessa das nuvens de interesses que separam os dois mundos se resume à questão invocada pelos céticos da Economia Verde: “Quem vai pagar a conta?” O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, resumiu as divergências ao apontar a expectativa de que os países desenvolvidos “avancem mais rapidamente para mudar os padrões de consumo insustentáveis” e “cumpram a promessa de ajuda ao desenvolvimento”. Era uma referência ao fato de que os US$ 129 bilhões doados pelos países ricos em 2010 representam menos da metade dos 0,7% do PIB que, em setembro de 2000, eles acordaram oferecer anualmente às agências da ONU para ajudar os mais pobres a atingir em 2015 os Objetivos do Milênio (ODM) – um conjunto de 8 metas que devem ser alcançadas para melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes. Já os países em desenvolvimento, segundo o diplomata chinês, “precisam evitar o modelo de crescimento convencional, baseado no uso intensivo de recursos naturais“.

Do G-20 à Rio+20

A avaliação prévia de Zukang indica que a Rio+20 é em essência uma Conferência que mira o futuro, que pretende estabelecer rumos para o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazos – a despeito da urgência que despertam a frequência cada vez maior de eventos extremos provavelmente causados por mudanças climáticas, a assustadora crise financeira global e o vertiginoso aumento dos preços dos alimentos, do petróleo e de outras commodities baseadas em recursos naturais. No curto prazo, curtíssimo aliás, os líderes dos maiores países ricos mais a União Européia ficaram frente a frente, nos dias 18 e 19 de junho, com os governantes dos 8 maiores países emergentes na reunião do G-20. Evidentemente terão impacto na cúpula do Rio as decisões desse encontro no México, sobretudo no que se refere às medidas para debelar a persistente crise que mantém instáveis os mercados financeiros de todo o mundo. Se a Economia Verde pode oferecer instrumentos para a sonhada mudança estrutural da economia global, uma fresta se abrirá nestes dias, quando a maior parte dos chefes de Estado e de governo voará de Los Cabos, na Califórnia mexicana, para debater o Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro.

A diplomacia brasileira aposta que a anunciada ausência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e da chanceler alemã, Angela Merkel, está amplamente compensada pela presença maciça dos emergentes – o grupo de países que mais cresceram e transformaram a economia global nas duas décadas recentes. Em consequência dessa transformação, o Brasil já tem 7% dos empregos formais gerados por empreendimentos “verdes”, de acordo com estudo publicado semana passada pelo Pnuma em colaboração com a OIT (Organização Internacional do Trabalho). O estudo defende que uma economia mais verde é sinônimo de criação de mais empregos.

Uma forma de facilitar o engajamento da sociedade global nos esforços para construir uma Economia Verde pode ser o estabelecimento dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – que a exemplo dos Objetivos do Milênio seriam compromissos com metas, prazos e resultados definidos. Mas a crise financeira global e a diversidade de estágios das economias nacionais são barreiras que impedem um consenso entre os representantes de mais de 190 países – a desgastante fórmula de negociação multilateral adotada pelas Nações Unidas. O que se espera agora, mais modestamente, é que haja uma declaração de princípios, com prazo para negociação de metas até 2015.

Governança e Segurança

Seja qual for o nível de ambição dos consensos pactuados para implementar a Economia Verde com inclusão social, a governança global para o desenvolvimento sustentável também passará por uma revisão. Uma das opções que se estuda, considerada modesta mas com apoio aberto do governo brasileiro, é melhorar o status do Pnuma – o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que hoje funciona à mercê das doações (às vezes “carimbadas” para financiar atividades específicas) de um grupo reduzido de 58 países. O Programa seria transformado numa agência com mandato semelhante ao da Organização Mundial do Comércio para negociar políticas e impor sanções.

“Estamos falando de clima, de migrações, de desertificação, de economia, de segurança alimentar. É um problema de segurança” – defende o ambientalista Roberto Smeraldi, diretor da ONG Amigos da Terra – Amazônia brasileira. “E o Conselho de Segurança é a instância das Nações Unidas que deveria ser objeto da discussão no âmbito da sustentabilidade. Aí sim, como anfitrião da Rio+20 e liderança ambiental, pautar esse tema estaria condizente com as pretensões que o Brasil legitimamente guarda em relação a ter um assento permanente no Conselho de Segurança.”

Com tantas implicações políticas e econômicas de gravidade extrema, é mais provável que surja na Conferência uma proposta de criação de um Conselho do Desenvolvimento Sustentável, com suporte político da Assembléia Geral das Nações Unidas para estimular a implementação da Economia Verde – mas sem força para impor sanções.

Outro tema que desperta paixões na Rio+20 é a substituição do conceito de Produto Interno Bruto (PIB) para medir a atividade econômica. “Você destrói uma floresta inteira, mas como existe atividade, e um produto gerado, isto vai aumentar o PIB, ta certo?” – pergunta o ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, ao defender o estabelecimento de uma nova métrica. A ONU lançou no domingo, dia 17, o IRI – Índice de Riqueza Inclusiva; num ranking de 20 países que têm 72% do PIB mundial, o Brasil aparece em quinto lugar, ao lado do Japão e do Reino Unido, apesar de ter perdido 25% dos recursos naturais nos 20 anos analisados pela Universidade das Nações Unidas. Mas não existe, até agora, nenhuma indicação de que o IRI terá validade reconhecida por organismos que acompanham a evolução econômica dos países.

Limites da Inovação

No centro do debate que se intensifica na Rio+20, encontra-se na fronteira do conceito de Economia Verde o paradoxo entre os limites de um planeta finito e as possibilidades de superação das crises que a inovação tecnológica proporciona. “Até hoje, todas as previsões de catástrofes iminentes ou quase iminentes foram superadas por revoluções tecnológicas” – pondera o ex-ministro Goldenberg. “Um dos problemas mais agudos, o do suprimento de energia limpa, seguramente tem solução porque há uma fonte inesgotável, que é o Sol. Nós a estamos usando apenas parcialmente, com a eólica e as células fotovoltaicas, que são energias solares.”

É também a capacidade criativa do homem que lhe permitiu nos anos recentes reconhecer limites e aprender a reduzir o consumo, reutilizar e reciclar recursos naturais. “Mas as revoluções tecnológicas não resolvem um problema, que é o problema da equidade, o problema de atender às necessidades dos mais pobres sem provocar a reação adversa dos mais ricos” – acrescenta o físico José Goldenberg. Talvez seja este o sintoma mais agudo de decadência de um sistema, que o também físico Fritjof Capra identificou como ponto de mutação para uma nova ordem na sociedade humana.

Sávio de Tarso é jornalista.

(Agência Envolverde)

21 Responses to “Rio+20: O Ponto de Partida”

  1. hotshot bald cop Says:

    I didn’t know that.

  2. hot shot bald cop Says:

    Wonderful views on that!

  3. hot shot bald cop Says:

    Right on my man!

  4. Mason Says:

    Excellent beat ! I wish to apprentice at the same time as
    you amend your site, how can i subscribe for a blog site?
    The account helped me a applicable deal. I were a little bit familiar of this your broadcast provided vibrant transparent idea

  5. Callum Says:

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d
    certainly donate to this outstanding blog! I guess for now i’ll
    settle for bookmarking and adding your RSS feed to
    my Google account. I look forward to new updates and will talk about this website with my Facebook group.
    Talk soon!

  6. Ross Says:

    Hi there! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing
    months of hard work due to no backup. Do you have any solutions to prevent hackers?

  7. Cedric Says:

    WOW just what I was looking for. Came here by searching for natural supplement

  8. Monika Says:

    Hi there to every body, it’s my first pay a visit of this
    weblog; this web site carries amazing and truly fine information in favor of visitors.

  9. Tatiana Says:

    This is a very good tip especially to those fresh to the blogosphere.
    Short but very accurate info… Appreciate your sharing this one.
    A must read article!

  10. Yong Says:

    It’s really very complex in this full of activity life to listen news on TV,
    so I only use web for that reason, and take the most recent news.

  11. Danilo Says:

    Heya just wanted to give you a brief heads up and let you know a
    few of the pictures aren’t loading properly. I’m not
    sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different
    internet browsers and both show the same results.

  12. Harris Says:

    Definitely consider that that you said. Your favorite justification appeared to be at the net the simplest factor to take into account of.

    I say to you, I certainly get annoyed while other folks
    think about concerns that they just do not realize about.

    You controlled to hit the nail upon the highest and defined out the entire thing
    without having side effect , other folks can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thank you

  13. Dental Implants Says:

    164847 112As I site possessor I believe the content material material here is really wonderful , regards for your efforts. 30285

  14. EV Charger Says:

    430961 319421You produced some decent points there. I looked on the net to the problem and discovered most people goes together with along along with your web site. 180859

  15. Keidra Says:

    Thanks for any other informative web site. Where else may just I get that kind of information written in such an ideal way?

    I have a challenge that I am just now operating
    on, and I’ve been at the look out for such information.

  16. Jenefer Says:

    Hello would you mind sharing which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most blogs
    and I’m looking for something completely unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  17. Lilibeth Says:

    Incredible quest there. What happened after? Thanks!

  18. Amal Says:

    Hey there! I know this is somewhat off topic but I
    was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for my comment form?

    I’m using the same blog platform as yours and I’m having problems finding one?
    Thanks a lot!

  19. แทงบอล Lsm99 Says:

    569428 63181How significantly of an exciting piece of writing, continue creating companion 994381

  20. รับเขียนโปรแกรม Says:

    949797 557772Its exceptional as your other articles : D, regards for posting . 443250

  21. เครื่องครัว Says:

    447626 904132 There is noticeably a bundle to know about this. I assume you produced certain nice points in features also. 189641

Deixe um comentário

*