No balanço do programa “Pelos Direitos das crianças ribeirinhas”

23 de dezembro de 2008 por Adriane Gama

O ano de 2008 realmente trouxe muitas realizações para a equipe ECA do PSA. A primeira foi o começo do programa “Educação Popular Pelos Direitos das Crianças Ribeirinhas” com apoio da WCF, que teve como base, o piloto “Crianças da Amazônia”, em 2007, com a nossa amiga Gorda. Depois, a  formação da equipe, com novas integrantes (Adriane Gama e a cooperante holandesa Jacobien Nagel) e o reforço da equipe da educom e dos arte-educadores do Abaré somando assim uma força de ação pelos direitos das crianças ribeirinhas e uma maravilhosa experiência de conviver com as pessoas dessa realidade das águas cristalinas do rio Tapajós.

E os objetivos desse programa foram alcançados: promover os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, através da sensibilização e divulgação do ECA. Capacitar grupos de agentes multiplicadores das comunidades e fortalecer a rede de proteção de meninas e meninos.

O nosso trabalho começou em maio e durante esses sete meses, conseguimos realizar 15 seminários comunitários em 15 comunidades da Flona e do Resex, como: Maguari, Pedreira, Piquiatuba, Prainha, Boim, Muratuba, Surucuá, Parauá, Vila de Amorim,Suruacá, Capixauã, Vista Alegre de Capixauã, Solimões, Pedra Branca,Cametá (Aveiro).

E os resultados são os seguintes: foram formados 177 agentes multiplicadores, entre lideranças como professores, ACSs, presidentes comunitários, grupos de jovens, sindicatos,  869 crianças envolvidas diretamente. Foram feitas muitas produções artísticas comunitárias na forma de paródias, músicas, dramatizações, danças nas noites e tardes culturais e no circo Mocorongo. Foi produzida a mais nova paródia do ECA 2008, pelas crianças da comunidade de Solimões.

Foram criadas  213 potecas infantis em 45 comunidades ribeirinhas. Foram realizadas planos de ações locais, através do uso das ferramentas midíaticas comunitarias, de rádio, jornal e de telecentros e do lúdico, como brincadeiras e dinâmicas. O início de um  1 vídeo educativo sobre a realidade desses meninos e meninas ribeirinhas, na comunidade de Muratuba, com a participação das crianças.

Realização da I oficina Intercomunitária do ECA e participações dos multiplicadores em oficinas de saúde e em congresso de enfrentamento contra violência infanto-juvenil e conferência municipal e regional infanto-juvenil do meio ambiente. Entramos em contato e articulação com os órgãos de proteção de meninos e meninas de Santarém, Belterra e Aveiro.

A semente foi plantada e essa idéia está sendo germinada. Agradecemos sinceramente as todas as pessoas das comunidades pela receptividade, pelo interesse e compromisso  com suas crianças e adolescentes. Esperamos que no próximo ano, retornaremos com as atividades, cartilhas, seminários temáticos com a presença de orgãos de proteçao e com a força sempre dos multiplicadores do ECA.

E termino com a frase inspiradora do meu querido amigo Magnólio:
“Desejando um feliz 2009, lembrando que para
para construir um mundo melhor, devemos nos inspirar no brilho dos olhos das crianças e na doçura de suas falas”
. Até mais!

5 Responses to “No balanço do programa “Pelos Direitos das crianças ribeirinhas””

  1. dónde encontrar altace en Ecuador Says:

    Hello, Neat post. There is a problem along with your site in internet explorer, may check
    this? IE still is the market chief and a big element of folks
    will pass over your excellent writing due to this problem.

  2. essay help Says:

    you’re in reality a good webmaster. The web site loading pace is amazing. It sort of feels that you are doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterpiece. you have done a great job on this topic!

  3. essay service Says:

    It’s impressive that you are getting thoughts from this paragraph as well as from our argument made here.

  4. essay help Says:

    Hi, its good paragraph on the topic of media print, we all understand media is a impressive source of data.

  5. comprar mitigare en línea en La Paz Says:

    Howdy! I could have sworn I’ve visited your blog before but after browsing through some of the articles I realized it’s new
    to me. Regardless, I’m definitely happy I came across it and I’ll be book-marking it
    and checking back frequently!

Deixe um comentário

*