Rede Mocoronga ganha Prêmio Pontos de Mídia Livre
12 de maio de 2009 por Fábio PenaA Rede Mocoronga de Comunicação Popular, realizada pelo CEAPS/Projeto Saúde & Alegria é uma das 78 experiências de comunicação premiadas como Pontos de Mídia Livre pelo Ministério da Cultura, entre mais de 400 iniciativas inscritas, de todas as regiões brasileiras, com propostas inovadoras e que refletem a evolução da comunicação livre no país.
No total, 78 projetos foram contemplados, sendo 63 na categoria Estadual/Local – com R$ 40 mil distribuídos individualmente, no qual a Rede Mocoronga foi premiada.
A Rede Mocoronga, que conta com o apoio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobrás e da LAZ – Centro América Latina/ União Européia, capacita adolescentes e jovens como repórteres comunitários através de oficinas de educomunicação para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e conteúdos para internet. Eles alimentam a circulação de informações e campanhas educativas, difundindo a voz, a realidade e a cultura regional da população para a população, e ajudam na difusão de temas da região para o resto do país. Atualmente cerca de 34 comunidades ribeirinhas dos Municípios de Santarém e Belterra e 300 adolescentes e jovens participam da iniciativa.
Com o Prêmio Pontos de Mídia Livre, o MinC quis reconhecer e valorizar Pontos de Cultura e/ou organizações não-governamentais sem fins lucrativos que desenvolvem ou apóiam iniciativas de comunicação compartilhada e participativa. O objetivo do prêmio foi apoiar iniciativas de comunicação livre existentes no país – seu alcance, êxitos, problemas e necessidades, bem como as possíveis ações que o Estado brasileiro pode organizar para apoiá-las. Foram premiadas propostas que se iniciaram até 1º de julho de 2008.
Foram consideradas iniciativas de comunicação compartilhada e participativa aquelas que reúnem pelo menos dois membros em sua equipe editorial e que buscam interatividade com o público. Elas podem se desenvolver em qualquer suporte típico das comunicações – texto escrito, som, imagens, vídeos e multimeios – e se utilizar tanto de suportes físicos quanto eletrônicos, tais como televisões e rádios comunitárias, blogs, sites, publicações impressas, agências de notícias, produtoras de audiovisual ou qualquer outro meio que claramente se preste a atividades de comunicação.
Com o Prêmio, o MinC cumpre seu papel de democratizar a comunicação social feita no Brasil e permite que iniciativas que estão fora das grandes corporações midiáticas tenham voz e expressem o anseio de suas comunidades. Principal incentivador da ideia, o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, afirmou que o prêmio dá visibilidade aos projetos de comunicação alternativos aos da mídia de mercado. “Estabelecemos, assim, novas relações de comunicação e passamos a entendê-la como direito humano básico”.
Para o coordenador de Educação, Cultura e Comunicação do PSA, Fábio Pena, “mais do que um reconhecimento, o prêmio aponta para o potencial que os meios de comunicação alternativos, fora dos padrões da grande mídia, podem contribuir com o desenvolvimento das comunidades da amazônia, muitas vezes isoladas, que com a rede mocoronga ganham uma importante possibilidade de se comunicar com o mundo”.
Um dos componentes estratégicos apresentados pela Rede Mocoronga foi o uso das tecnologias digitais para a produção de conteúdos locais de forma interativa e com a participação direta das comunidades. “Com os telecentros de inclusão digital da Rede, já presentes em 08 localidades, os jovens repórteres da Mocoronga podem publicar suas notícias, informações e sua cultura dali mesmo das comunidades”, afirma Paulo Lima, coordenador de Inclusao Digital do PSA.
Com este prêmio a Rede Mocoronga passa também a fazer parte da Rede de Pontos de Mídia Livre, como parte do programa Mais Cultura, que integra a agenda social do governo federal. “O objetivo é apoiar iniciativas de comunicação social participativas e interativas”, reforça a secretária de Articulação Institucional Silvana Meireles, coordenadora do Mais Cultura.
Confira o resultado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 11 e 12 de maio. http://www.in.gov.br/imprensa
Com informações da Envolverde/Ministério da Cultura