Como estimular a autonomia e o protagonismo juvenil?

7 de julho de 2015 por Lilian Campelo
projeto_jivenil_maripa

Equipe do projeto É plantando que se colhe

Agora são eles que desenvolvem os projetos socioeducativos tornando-se protagonistas da ação.

Meninos e meninas de comunidades  ribeirinhas estão desenvolvendo projetos socioeducativos com crianças e adolescentes nas comunidades onde moram, e com isso aprendem como funciona a gestão e o desenvolvimento de um projeto social. A iniciativa é apoiada pelo projeto Saúde e Alegria através da Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis.

A chamada selecionou cerca de 16 projetos vindos das comunidades da Reserva Extrativista (Resex) e Floresta Nacional (Flona) Tapajós-Arapiuns e do município de Belterra. Os projetos abordam iniciativas de cunho social, cultural, educativo e ambiental voltados aos direitos da criança e do adolescente e que possam contribuir minimizando os problemas que existem nas comunidades, como é o caso da comunidade de Maripá, localizada na Resex Tapajós-Arapiuns.

Autonomia

A jovem Ana Daiane, 20 anos, uma das integrantes do projeto ‘É Plantando que se Colhe!’, hoje mora em Santarém e é acadêmica da UFOPA, mas sempre esteve preocupada com os problemas de sua comunidade, dentre eles a educação ambiental. Por meio da iniciativa os jovens buscaram sensibilizar os alunos da escola Santa Terezinha sobre a importância da preservação ambiental e conservação do solo, por meio da reutilização de resíduos orgânicos na produção de hortaliças.

mod

A horta da escola, com o apoio do projeto ‘É Plantando que se Colhe!’ e parceria do Saúde e Alegria, foi ampliada e revitalizada. Hoje a merenda escolar ganhou um reforço a mais no cardápio nutricional com verduras e legumes como alface, pimentinha, couve, pepino, tomate, cebolinha e chicória.

A juventude possui potencial para participar ativamente e colaborar com a comunidade onde mora, basta para isso gerar oportunidades para que eles possam transformar sua energia e criatividade em boas ideias. O Projeto Saúde e Alegria orienta e acompanha os 16 projetos selecionados na chamada dando apoio técnico, material e formação.

Entrega da horta

Nos dias 10 e 11 na comunidade de Maripá haverá o encerramento do projeto ‘É plantando que se colhe’ com a entrega da horta para a comunidade. Estarão presentes representantes da Ong Saúde e Alegria e professores da UFOPA, que contribuíram com os jovens acadêmicos para implementar o projeto. Esta ação representa a contribuição dos jovens sendo corresponsáveis nas transformações que estão desenvolvendo em seus territórios.

 

Deixe um comentário

*