Segunda oficina de Permacultura será semana que vem

20 de fevereiro de 2015 por Lilian Campelo
Primeira oficina realizada no CEFA

Primeira oficina de Permacultura realizada no CEFA

No período de 22 a 28 de fevereiro será realizada a segunda oficina de Permacultura ministrado pelo diretor do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa – IPEP, João Rocket. O facilitador possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural.

O local da formação será no CEFA (Centro Experimental Floresta Ativa), espaço destinado para fomentar e desenvolver tecnologias socioambientais. O centro fica localizado na comunidade de Carão, próximo da confluência entre os rios Tapajós e Arapiuns, o que possibilita o acesso dos moradores de outras comunidades da Reserva Extrativista (Resex).

Permacultura – É um método utilizado de maneira a pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos – um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, unindo práticas tradicionais com ideias inovadoras aliando o conhecimento dos povos tradicionais com a ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento viável e seguro para o agricultor familiar que cotidianamente realiza atividades de autoprodução.

Comunidades – Irão participar ribeirinhos de 13 comunidades: Vila Franca, Campo Grande, Maripá, Santi, Curipatá, Anumã, Carão, Pedra Branca, Aldeia de Solimões, Capixauã, Novo Progresso, Vista Alegre do Capixauã e Araçazal.

Quer saber mais sobre o que é Permacultura? Confira a entrevista que o João Rocket deu ao Instituto Humanitas Unisino

Texto: Lilian Campelo e Sulla Araújo.

Deixe um comentário

*