Projetos selecionados no encontro Tipiti incentivam protagonismo juvenil

11 de fevereiro de 2015 por Lilian Campelo

mod1

14 propostas foram selecionadas pela Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis que faz parte do Projeto de Educação pelos Direitos das Crianças e Jovens da Amazônia desenvolvido pelo Saúde e Alegria com patrocínio do programa Petrobras Socioambiental

 

Tipiti. Feito do trançado de palha é um instrumento que possui dupla finalidade. É nele que se espreme a mandioca moída para a produção da farinha, para tirar a massa, o tucupi e a tapioca. Este utensílio simples e sofisticado dos povos da floresta ensina que tudo pode ser aproveitado. Pegando carona nessa sabedoria, foi construída a metodologia do encontro com os jovens que enviaram suas para a 1a Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis Comunitárias.

O Encontro Tipiti foi realizado nos dias 4 a 6 de fevereiro. Participaram 28 jovens de 12 comunidades, tanto da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, quanto da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, além de jovens da sede do município de Belterra. Foram enviados cerca de 30 propostas, destes, 14 foram selecionados abordando diferentes temáticas: comunicação, inclusão digital, arte e cultura, esporte, meio ambiente e saúde, todos vinculados aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Natalina Oliveira, jovem liderança na comunidade de Vila de Boim e uma das integrantes do grupo que irá desenvolver o projeto ‘Um Gol de Cidadania na Floresta’. Ela relata que muitas crianças do interior não possuem muitas opções de lazer. O grupo irá utilizar o futebol para mobilizar o jovem e explica qual o objetivo do projeto. “O Gol pela Cidadania na Floresta visa formar novas lideranças a partir do futebol, e através dessa atividade mobilizar os jovens para realizar 4 oficinas complementares sobre a questão da violência, drogas, doenças sexualmente transmissíveis e participação comunitária”, finaliza.

_DSC2591-2

Orientação nos ajustes finais dos projetos enviados pelos jovens

TIPITI –  Transformando propostas em projetos – O propósito do encontro era ajudar os jovens que tiveram suas propostas selecionadas na Chamada, a aprimorarem suas ideias, transformando-as em projetos, com melhor clareza de objetivos, atividades e resultados esperados em cada iniciativa. E partir daí, serem apresentadas e defendidas perante o coletivo e a equipe do Projeto Saúde e Alegria.

Divididos em grupos por temas cada colaborador do PSA buscou orientar os jovens nos arremates finais das propostas enviadas. Elaborar projetos não é tarefa fácil, principalmente quando se está diante de um sistema educacional ainda deficitário. Colocar no papel, organizando as ideias em forma de texto para que possam ser bem compreendidos foi a principal dificuldade.

Conhecendo essa realidade o PSA realizou nove oficinas de elaboração de projetos durante o lançamento da Chamada. Muitos dos jovens nunca haviam escrito um projeto e fazer com que eles participassem do processo de construção de forma colaborativa e democrática os incentivou a descobrirem habilidades que eles mesmos desconheciam, sobretudo a acreditarem que são capazes de promoverem pequenas mudanças em suas comunidades junto a outros jovens.

mod2

Filme Frutos do Brasil

Sensibilizar – Para além dos ajustes nos projetos o encontro também objetivava sensibilizar o jovem para a tomada de atitude e despertar a vontade de serem protagonistas em suas comunidades. Nesse sentido foi exibida a história de oito grupos de jovens de diferentes regiões do Brasil retratados no documentário ‘Frutos do Brasil – Juventude em Debate’. Dentre as narrativas foi contado as ações desenvolvidas pelo Projeto Saúde e Alegria na pessoa de Fábio Pena, que antes era um jovem comunitário que participou das ações do projeto e hoje trabalha na coordenação da organização promovendo mais oportunidades para os jovens ribeirinhos.

A Aldeia de Muratuba também foi retratada no documentário narrando o envolvimento  da juventude por meio da rádio comunitária ‘Raio de Sol’, existente há onze anos e que ainda hoje é utilizada pelos jovens como ferramenta para incentivar e formar lideranças juvenis, foi assim com Adria e Adrielly Fernandes. No vídeo elas aparecem ainda meninas com seus sorrisos tímidos e olhares curiosos. Como um ciclo, hoje são elas que percebem os mesmos olhares e sorrisos tímidos que um dia tiveram e buscam ensinar aos pequenos tudo aquilo que aprenderam.

Projetos em ação – As 14 propostas selecionadas para o encontro Tipiti, transformadas em pequenos projetos, foram aprovadas, algumas ainda com pequenas ressalvas, mas a maioria já podendo começar suas atividades. Eles irão receber o apoio do Saúde e Alegria em forma de materiais necessários (insumos, equipamentos, materiais didáticos, passagens, entre outros) e serão capacitados para conseguirem atingir seus objetivos. A equipe do PSA também irá fazer o acompanhamento dos projetos orientando os jovens nas atividades, mas com o foco que eles [jovens] sejam os protagonistas das ações.

Conheça os projetos aprovados:

Artesanato e Reciclado / São Tomé

Carimbagem de Talentos – Despertar / Parauá

Cine Comunitário / Aldeia de Solimões

Microfone Juvenil / Maguary

Aldeia Viva / Muratuba

Criança Saudável, Criança Feliz / Cabeceira do Amorim

É plantando que se Colhe / Maripá

A felicidade é uma Escolha / Vila do Amorim

Gol de Cidadania / Vila de Boim

Mojob na Era Digital / Prainha

Jovens Promissores de Belterra / Belterra

Detetives de Saúde / Pedra Branca

Vem pra Rede / Belterra

Transarte / Carão

Os Comentários estão fechados.