Semana do Bebê em Santarém

9 de outubro de 2013 por Adriane Gama

mamando

É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período garante à criança, os direitos assegurados por meio de políticas públicas, tendo impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

A partir desse fato, uma ação social voltada para a importância da primeira infância, a Semana do Bebê, será realizada em Santarém entre 18 e 22 de novembro de 2013. A Semana tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Essa iniciativa é realizada anualmente há 14 anos em Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”, com intuito de disseminar essa metodologia para outras regiões do país.

No pólo de Santarém, o evento conta com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, da Secretaria do Estado de Saúde do Pará (SESPA) e do Projeto Saúde e Alegria. Em encontro realizado no dia 8 de outubro, mediado pela vice-prefeita Maria José, foi montada uma prévia da programação das atividades, baseada nos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A data marcada para a abertura da Seman, será nos dias 18 e 19 de novembro, no Parque Municipal, com várias ações sócio-educativas e de saúde, envolvendo principalmente, as mamães grávidas e crianças de 0 a 6 anos.

Redução da mortalidade e desnutrição infantil, incentivo ao aleitamento materno, ao pré-natal, a vacinação e ao registro de nascimento serão temas abordados na forma de palestras, oficinas, cursos, atividades artísticas e culturais, além de consultas médicas direcionadas para esse público. Durante toda a semana, as ações irão se estender aos espaços das instituições organizadoras, priorizando o acompanhamento e crescimento da primeira infância.

Como parceiro da Semana do Bebê, o Projeto Saúde e Alegria (PSA), com sua abordagem lúdica, realizará atividades de arte-educação e prevenção. Através da Rede Mocoronga de Comunicação, o PSA também promoverá, nos dias que antecedem ao evento, um concurso de conteúdos sobre os direitos das crianças, voltado para as comunidades ribeirinhas. Os produtos enviados pelas comunidades, como vinhetas de rádio, músicas, poesias, fotografias, radionovelas e vídeos serão apresentados durante a Semana.

Fiquem ligado nessa campanha colaborativa e vamos cuidar com carinho dessa nova geração!

Deixe um comentário

*