Encontro ativo dos Jovens Empreendedores do Tapajós

26 de setembro de 2013 por Adriane Gama

jovens-mapaFoi realizado no dia 19 de setembro, no auditório do Projeto Saúde e Alegria, o terceiro encontro dos jovens empreendedores sociais do projeto Conexão Amazônia, com o apoio da Fundação Telefônica/ Vivo. Estavam presentes 22 participantes das comunidades rurais: Anã, Suruacá, Urucureá, Muratuba, Prainha, Curuai, Parauá, da vila de Alter do Chão e de Santarém.

O evento mediado pela equipe de educomunicação do PSA começou com uma dinâmica de grupo de apresentação, já que neste dia, houve a entrada de novos participantes no Puxirum Digital, uma inédita produtora colaborativa do projeto. Em seguida, houve a apresentação da programação e metas das atividades do dia, bem como um comprometimento coletivo através de um acordo de convivência durante os encontros.Ainda pela manhã, uma retomada de temas da primeira etapa, relacionadas com atitudes empreendedoras e economia criativa, foi facilitada pelo Coordenador de Inclusão Digital, Paulo Lima. Na ocasião, foram apresentados três curtas que ilustraram muito bem esses conceitos: “O que você quer ser quando crescer”, “ Empreendedorismo”, do Globo News/Fantástico e o caso de sucesso local premiado pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social “Banco Comunitário Muiraquitã”, do Coletivo Puraqué, apresentada pela educomunicadora Adriane Gama.

Pela tarde, começando com uma animada dinâmica dos balões sobre compartilhamentos e colaboração, um mapa mental foi construído por todos com a finalidade de montar um banco de ideias, dialogando sobre os sonhos empreendedores de cada jovem, nos quais, tiveram como ponto norteador, as experiências voltadas, na maioria, para as áreas: tecnológica, ambiental e sócio-cultural. Na sequência, uma ativa roda de conversa sobre empreendimentos digitais foi conduzida pelo professor da UFOPA, Doriedson Almeida.

No final do dia, foi discutido sobre a logo do Puxirum Digital, e divulgada o agendamento das próximas atividades do curso, como o workshop – A era do tablets, mediada pelos oficineiros Gabriel Abreu e Camila Aguiar, nos dias 27 e 28 de setembro, a oficina de Aplicativo, pelo Coletivo Edita Cuja – Martin Restrepo/ São Paulo, nos dias 10, 11 e 12 de outubro. Durante toda a semana seguinte do evento, aconteceu as sessões cineclubistas com os participantes do Puxirum Digital, com o filme “Quem se importa”.

As atividades do Projeto Conexão Amazônia – Empreendimentos Sociais no Tapajós iniciou em meados de maio de 2013. A finalidade do projeto é apoiar atitudes empreendedoras e geração de renda para jovens das comunidades rurais e urbanas de Santarém, utilizando novas ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento local, a partir do aproveitamento sustentável das potencialidades naturais e culturais da região. O Conexão Amazônica se organiza em três núcleos de empreendedorismo social: produção de vídeo e cultura digital, produção musical e de software e aplicativos.

Deixe um comentário

*