Farinhada da Pedra Branca

1 de julho de 2011 por Bob Barbosa

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H-h5s8v4_hs[/youtube]

Você sabe como se faz uma boa farinha de mandioca do Pará, um bom tucupi, um beiju, uma tapioca?

O pessoal de Pedra Branca, comunidade à margem esquerda do Rio Tapajós, sabe e não guarda segredo sobre o assunto.

Na Oficina de Vídeo com Celulares, conduzida por Bob Barbosa e Gabriel Abreu, os comunitários decidiram mostrar como é o processo que começa no roçado, passa pela Casa de Farinha, e termina na cozinha.

As funções foram dos comunitários: as câmeras celulares operadas por Marcos Feitosa e Gil de Oliveira, que também editou o curta; a mãe de Gil, Dona Gorette Ferreira uma das entrevistadoras, junto com Silvany Maria; a produção de alimentação da Márcia Santos e o elenco de farinheiros composto por Francenilda Ferreira, Lúcio Belém e João Corrêa.

Toda essa turma trabalha, de algum modo, com a produção de farinha e derivados da mandioca e da macaxeira em Pedra Branca.  A própria Casa de Farinha usada no filme estava em plena atividade no dia da gravação, inclusive os seus donos, Alex Tufi e Elaine Alves, estavam lá ajudando.

Também a cantiga da farinhada, cantada pela comunitária Silvany Maria, foi gravada com um dos dois celulares usados para as cenas do filme.

Tanto as gravações como a edição de “Farinhada da Pedra Branca” foram feitas nos dias 29 e 30 de junho, dentro da Oficina de Vídeo com Celulares – que é realizada pelo Saúde & Alegria, com apoio da Vivo.

One Response to “Farinhada da Pedra Branca”

  1. Monica Says:

    LINDO DE VER E VIVER!!!!!

Deixe um comentário

*