Água nas comunidades

22 de março de 2011 por Elis Lucien

HO, essa é a fórmula que move a vida no planeta. A combinação de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O) formam o elemento água. Foi através dela que as primeiras civilizações instalaram-se nas margens dos rios para sobreviver e satisfazer suas necessidades básicas.

Hoje, este líquido está sendo poluído por esgotos domésticos, dejetos industriais ou por fatores climáticos. Devido à uma série de problemas com a qualidade e escasez da água várias organizações buscam sensibilizar as comunidades para achar soluções. Através de: palestras, seminários, encontros para gerenciar sugestões e medidas procuram despertar sobre a importância da água na manutenção da vida no planeta.

Participação do Workshop Água ABES/Águas Urbanas em Santarém - PA

O Projeto Saúde & Alegria tem contribuído a mais de 20 anos nas comunidades ribeirinhas dos municípios de Santarém, Belterra, Aveiro e Juruti para a melhoria da condição de vida dessas populações através de iniciativas como : Saúde Fluvial, Saneamento Básico, Mapeamento Participativo, Inclusão Digital, Ecoturismo de Base Comunitária, Artesanato da Floresta e Ações Complementares à Escola. E assim, justificando sua ação de desenvolvimento integrado sustentável.

Hoje, essa iniciativa do PSA, contribue para o Saneamento Básico nas comunidades com a implantação de 23 Sistemas de Abastecimento de Água, beneficiando diretamente 8.279 famílias. Essas tecnologias são adaptadas (microssistemas de abastecimento e tratamento da água, filtros domiciliares, poços semiartesianos e pedras sanitárias com fossas rústicas) e já trazem indicadores de melhorias da qualidade de vida da população.

Deixe um comentário

*