Circo Mocorongo leva informação para prevenir a Dengue

19 de fevereiro de 2011 por Elis Lucien

Um palhaço vestido de mosquito da Dengue sai por detrás de uma cortina colorida montada no barracão da comunidade de Solimões, no Rio Tapajós. Junto com ele, outros palhaços entram para ensinar com brincadeiras e muita descontração, como prevenir a Dengue. É o espetáculo educativo de mais um Circo Mocorongo de Saúde e Alegria, que faz parte das Caravanas de Educação Popular nas comunidades ribeirinhas da área da  Resex Tapajós. A equipe chega através do Barco Abaré, a primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil, em parceria com as prefeituras de Santarém e Belterra e o Projeto Saúde e Alegria.

A equipe do Abaré sabe que tão importante quanto o atendimento em saúde, é importante levar educação para prevenir as doenças. O trabalho mobiliza as comunidades através de dinâmicas coletivas, reuniões, oficinas e brincadeiras envolvendo crianças, jovens e adultos.  Nessas atividades, a comunidade fica mais informada sobre o que é a Dengue, as consequências, o ciclo, e principalmente como prevenir os focos do mosquito transmissor. Os agentes multiplicadores das Comissões Locais de Saúde – CLIS, são capacitados para continuarem o trabalho educativo depois que a equipe sair da comunidade.

Assim como em Solimões, pelo menos 25 outras comunidades região estão recebendo as Caravanas de educação sobre a Dengue.

Depois de muita informação, vem o Circo Mocorongo, com os produtos criados nas palestras.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

2 Responses to “Circo Mocorongo leva informação para prevenir a Dengue”

  1. Tweets that mention Rede Mocoronga» » Informação, comunidade e circo Mocorongo -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by wellton86, Rede Mocoronga (PSA). Rede Mocoronga (PSA) said: Informação, comunidade e circo Mocorongo. -> http://migre.me/3UoWZ […]

  2. Beth Rangel - Salvador - Bahia Says:

    Bom-dia a todos e todas!
    Gostaria de ter contato com Magnólio _ ” O Palhaço”. Obrigada, Beth

Deixe um comentário

*