Mostra de Vídeo Participativo com Saúde e Alegria, reúne jovens ribeirinhos

16 de março de 2010 por Raquel Fernandes

EVENTO REÚNE, NESTE FINAL DE SEMANA, VÍDEOS PRODUZIDOS POR JOVENS DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS, DURANTE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO COM ESTUDANTES SUECOS

Mais de 50 jovens, dos municípios de Santarém (Urucureá, Cachoeira do Maró e Nuquini) e de Belterra, estarão reunidos neste final de semana (20 de março) no Pontão de Cultura Digital do Tapajós para a 3ª Mostra de Vídeo da Rede Mocoronga de Comunicação.

Os vídeos foram produzidos pelos jovens durante as oficinas de capacitação realizadas nas próprias comunidades, viabilizadas pela parceria entre o Projeto Saúde e Alegria (PSA) e a Escola Nórdica (Suécia). O PSA recebe estudantes suecos que, durante seis meses, conhecem a realidade Amazônica e ensinam os jovens das comunidades a produzirem vídeos.

As oficinas de vídeo participativo, com duração média de dez dias, abordaram produção de conteúdo, com elaboração de roteiro, técnicas de operação de câmera de vídeo e edição de imagens. O objetivo é que, ao final do curso, os participantes estejam aptos para usar o vídeo como mais uma ferramenta para retratar sua própria realidade.

Vídeos participativos são vídeos produzidos pela própria comunidade, em alguns casos visando o resgate da cultura local, para que as comunidades ribeirinhas possam ter a capacidade de dizer quem são, o que são e qual a sua realidade para o mundo, já que todos estão com a atenção voltada para a Amazônia, mas pouco se sabe sobre a realidade em que vivem essas comunidades.

É o exemplo dos jovens de Belterra, que produziram um vídeo mostrando que na amazônia não existe só mato, mas também pessoas que moram, trabalham e são felizes com a vida em suas comunidades.

Nesta 3ª mostra os jovens produtores novamente serão homenageados com a entrega do Troféu “Mocoroscar”, uma premiação simbólica incentivando suas criações.

Programação:

20/03/10 – Início 09:00 hs no Pontão de Cultura Digital do Tapajós – Rua Barjonas de Miranda, 434- Aldeia

Às 17:30 hs, Mostra de Vídeo das comunidades

Evento aberto ao público – grátis

Mais informações:

93-3067-8000

2 Responses to “Mostra de Vídeo Participativo com Saúde e Alegria, reúne jovens ribeirinhos”

  1. Mônica Says:

    Foi bem legal. Amei os documentários ribeirinhos.

  2. Fabienne Says:

    Parabéns aos cinematógrafos ribeirinhos e a galera da Escola Nórdica! Espero ver, como muitos outros imagino, os vídeos que foram feitos na web, no youtube, na Rede Mocoronga. Assim a gente que vive longe do Pará pode acompanhar os projetos feitos, e ajudar a divulgar a realidade amazônica para fora da região. Um abraço para tod@s!

Deixe um comentário

*