Evento em Muratuba reúne comunidades indígenas

21 de setembro de 2009 por Raquel Fernandes

A primeira caravana do Arte na escola da gente em  parceria com a assessoria da Educação Indígena da Secretaria de Educação de Santarém, reuniu nesse final de semana (18 e 19/09) representantes de seis comunidades indígenas que fazem parte do pólo Santa Luzia.

A caravana mobilizou comunitários, professores, crianças e adolescentes que durante o evento estiveram participando das oficinas de teatro, dança, artes plásticas e artesanato realizada pela coordenação do encontro.

Segundo Iara Ferreira coordenadora da Educação Indígena, o maior objetivo desse evento é estimular a arte, a cultura presente e motivar os  educandos para que  possam estar  valorizando a arte como um meio de expressar a cultura do povo ribeirinho.

A diretora Nilda Araújo da Escola Nossa Senhora de Fátima da comunidade de Jauarituba, afirmou que o encontro é de grande importância principalmente para as crianças, pois através dessa organização além de  aprenderem elas passam a  praticar mas a arte e a  valorizar a sua cultura que com o tempo está sendo esquecida.

As oficinas desenvolvidas foi sob a coordenação do programa Arte na Escola da Gente, que procurou da melhor maneira possível integrar a escola e comunidade nas atividades.

De acordo com Roberta Nascimento que faz parte da coordenação, dentro do programa Arte na escola, existem várias ações e uma delas é as caravanas de arte educação. No seu ponto de vista o encontro foi de forma positiva, pois além estimular a participação e o  envolvimento  das crianças nas atividades teve a oportunidade de vivenciar a realidade das comunidades indígenas.

O encontro encerrou com a apresentação dos resultados nas oficinas realizadas.

Raquel Fernandes

Deixe um comentário

*