Santa Luzia padroeira de Muratuba

12 de dezembro de 2008 por Elis Lucien

A festa de Santa Luzia, é uma das festividades mais frequentadas na região ribeirinha do rio Tapajós. Padroeira da comunidade de Muratuba, localizada na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns município de Santarém/PA. A programação começou desde do dia 05 de Dezembro e encerra neste sábado (13), Dia da Festa com alvorada e salva de fogos às 05:00h e a partir das 12:00h programação social.

Santa Luzia pertencia a uma nobre família de Siracusa, na Itália. Recebeu educação cristã, fazendo desde cedo, o voto de perpétua virgindade. Ficando órfã de pai, sua mãe adoeceu. A conselho de Luzia, fizeram uma romaria ao túmulo de Santa Águeda, na cidade de Catânia. Luzia, teve uma visão de Santa Àgueda que lhe disse: “Que desejas de mim, querida irmã? Tua mãe esta estabelecida, graças a tua fé”. Luzia encontrou a mãe totalmente curada. Voltaram para Siracusa e ai surgiu uma proposta de casamento que ela recusou terminantemente. Luzia distribui seus bens aos pobres e se preparou para o que viesse, com fervorosa oração. O jovem que nutria esperanças de casar-se com Luzia, sabendo da recusa e do favorecimento aos pobres, denunciou-a ao governador Pascásio, por não ter cumprido a palavra e por ser cristã e, portanto, desprezadora dos deuses nacionais. Luzia foi decapitada em 13 de Dezembro de 303.

“Não estamos no ano 303, mas gestos nobres iguais à esse de Santa Luzia, ainda acontece nos dias atuais. A  luta pela vida dos menos desfavorecidos da sorte, temos muitas Luzia espalhadas por esse mundo, lembram do caso da irmã Doroth. Aproveitemos a época do Natal para refletir-mos”.

Elis Lucien

2 Responses to “Santa Luzia padroeira de Muratuba”

  1. juliana Says:

    vou devorta a santa luzia minha santa protetera e que me dar luz

  2. MyNudes Says:

    Thanks! I am actually very sexual and I have nudes add me on snap chat LanaShows

Deixe um comentário

*