PSA receberá Principe Charles à bordo do Navio Abaré
13 de março de 2009 por Fábio PenaO príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, está em visita ao Brasil desde a última quarta-feira (11) tendo uma agenda pautada nas questões ambientais, especialmente sobre os efeitos da mudança climática no mundo. Depois de encontrar-se com o Presidente Lula em Brasília, o príncipe acompanhado de sua esposa, a duquesa de Cornualha Camilla, já estiveram também no Rio de Janeiro e em Manaus. Amanhã, sábado (12) o príncipe chegará em Santarém (PA) para visitar os projetos de desenvolvimento sustentável realizados na Floresta Nacional do Tapajós e o trabalho social desenvolvido pelo Projeto Saúde & Alegria – PSA na região.
Depois de passar pela vila paradisíaca de Alter do Chão, famosa pelos seus atrativos turísticos, Charles partirá em caravana de barco acompanhado de cientistas até a comunidade ribeirinha de Maguari, localizada na Floresta Nacional do Tapajós, no Município de Belterra. Lá se encontrará com lideranças comunitárias e autoridades locais que apresentarão os projetos de desenvolvimento sustentável que vem sendo realizados no lugar. Depois do passeio na comunidade, o príncipe será recebido à bordo do Navio Abaré, a unidade móvel de atendimento em saúde do PSA financiado pela fundação Terre des Hommes.
O Abaré, que em tupi significa amigo cuidador, vem mudando a realidade de mais de 15 mil ribeirinhos do rio Tapajós que tinham um precário acesso aos serviços de saúde. Faz parte da estratégia da organização em desenvolver uma modelo demonstrativo de atenção básica à saúde adaptado à realidade das comunidades ribeirinhas da amazônia, em parceria com o Poder Público, funcionando nos moldes de um Programa de Saúde da Família itinerante que visita todos os meses cerca de 73 comunidades.
Os coordenadores do PSA vão apresentar não somente a estrutura do Barco e os serviços prestados à população rural, mas também os demais programas da organização, como a área de organização comunitária, geração de renda, educação, cultura e comunicações, ações que melhoram a qualidade de vida do povo ribeirinho ajudando assim a manter a floresta em pé. A governadora Ana Júlia Carepa também acompanhará a visita do Príncipe à Flona e ao barco do PSA e também têm agenda de reuniões à bordo do Navio.
Entre as principais motivações da viagem do Príncipe Charles está a mobilização de um esforço mundial pela proteção das florestas tropicais do mundo. Em 2008 ele já tinha demonstrado seu interesse em contribuir com o tema quando reuniu na Inglaterra lideranças sociais e ambientalistas, assim como os governadores da Amazônia para um diálogo sobre o tema das mudanças climáticas e a importância da florestas tropicais. Na oportunidade, a governadora Ana Júlia apresentou o projeto estadual “um milhão de árvores” e o coordenador do PSA, Eugênio Scannavino, a ação social e ambiental do Saúde & Alegria.
Amanhã os repórteres da Rede Mocoronga farão a cobertura completa da visita aqui no site do PSA e no blog www.redemocoronga.org.br