“Foice, terçado e machado, tá na hora de ir para o roçado”

22 de setembro de 2008 por Dailon Alves

Quando chega o verão todo já sabe que é a época de fazer os puxiruns. Puxirum é um trabalho realizado pelos comunitários, onde se unem para fazer um trabalho de roçado ou de plantio. Ele faz parte da cultura Surucaense, sendo ainda muito valorizado e até é um exemplo de  união comunitária. Os trabalhos de roçado começaram agora neste mês de setembro aqui em Suruacá.

O Puxirum funciona da sequinte forma: Os comunitários se reúnem em um dia e fazem o trabalho de uma pessoa,  no outro dia de outra pessoa e assim sucessivamente, até que seja realizado o trabalho de todos. Para o Puxirum de roçado é necessário somente o uso de terçado, foice e machado. Antes de iniciar, são escolhidas pessoas para execer certas funções, como o Feituro que comanda a equipe das pessoas que vão roçando com terçado ou foice os matos menores. O Capitão é o responsavél pelas pessoas que vão atrás derrubando as árvores maiores com machado. Também tem o Aguadeiro que é o encarregado de dar a bebida para os trabalhadores. As bebidas oferecidas são o Tarubá e cachará ambas derivadas da raiz da mandioca e bem típicas na nossa região. Além de água. Depois de termindo o trabalho, o dono  tem o direito de dar o almoço para os trabalhadores.

O roçado serve tanto para plantar mandioca como para milho, feijão, arroz e outros, depende do que o dono vai querer plantar. Um fato importante disso é que a área da mata derrubada é pequena, não causando  impactos ambientais. A mesma área derrubada é usanda  até 2 ou 3 anos, depois disso ela volta a crescer para mais tarde ser novamente ultilizada. As pessoas fazem isso, não com o objetivo de querer enriquecer, mas com objetivo de ter alguma fonte de  renda para sua sobrevivência e até mesmo de preservar a cultura local.

É dessa maneira que funciona aqui em Suruacá, em outras comunidades poder ter algumas diferenças, mas com o mesmo objetivo.

Deixe um comentário

*