Alternativas de Manejo Florestal
30 de junho de 2011 por Elis LucienO projeto Floresta em Pé realizou o seu simpósio com o tema: Análises das alternativas para consolidar o Manejo Florestal Comunitário e Familiar na região oeste do Pará. “*O projeto Floresta em Pé (FEP) é um projeto de cooperação técnica internacional bilateral, composto por órgãos brasileiros, (EMBRAPA, IBAMA E IEB) e franceses (ONFI, CIRAD E GRET) cujo objetivo é promover e apoiar iniciativas de manejo florestal entre comunidades e empresas, fazendo com que estas parcerias possam ser qualificadas e consequentemente reconhecidas pelas políticas públicas”.
Em entrevista a Rede Mocoronga o Sr. Hildemberg Cruz, coordenador Nacional do Projeto Floresta em Pé, fala o seguinte: “Estamos num simpósio agora de enceramento do projeto que começou em 2007. Para comunidades que estão ai nas pontas o que a gente vai discurtir o que são benefícios para essas comunidades. Basicamente o seguinte: a gente tá trazendo pra esse simpósio um conjunto de experiências que são desenvolvidas nos assentamentos e em outros locais fora de Santarém para dizer assim: como que está se dando a relação entre as comunidades e as empresas no ponto de vista de explorar essas áreas de floresta. A gente sabe que as comunidades são proprietárias dessas áreas. Elas que detêm essas áreas e aí a gente tá querendo discutir qual é a melhor forma dessas empresas terem relações com essas comunidades de forma que o produto que tá sendo extraído da floresta pelas comunidades tenha um valor agregado, um valor mínimo que gere uma renda para essas famílias”.
*Boas práticas de manejo e extração de óleo vegetal de andiroba. Elaboradores: Marcelo S. Melo, Everton C. Almeida e Jurandy B. Dantas. Cartilha lançada no seminário.