Juventude: uma luz no fim do túnel
6 de agosto de 2008 por Elis LucienNão é de hoje que se houve dizer que o futuro do amanhã está na juventude.
De certo modo é bom acreditar nisso, porém, vemos que os jovens são comparados às plantas: que para darem bons frutos é necessáriouma boa semente, um bom solo e tratamento adequado. Nesse contexto estamos nós; jovens que na sociedade ficamos no meio da diversidade dos aspectos da vida: rico , pobre, branco, preto, índio, caboclo, etc.
Mas o que resta saber mesmo é como somos vistos pelos grandes. De qualquer forma a realidade é diferente e por isso se vê muita gente que se torna adulta e repete tudo o que antes era idéia arcaica, conservadorismo, ignorância, etc. Mudança nada! E porque será que isso acontece? Será porque nem todos os jovens tem uma oportunidade talvez para mostrar o que sabe? Ou será que é porque muitos não querem nada com a vida, como diz alguém adulto.
Na verdade se dizemos que jovem é luz no fim do túnel então é necessário alimentar esse fogo com combustível viável para que não venha se apagar precocemente sem clarear a tantos que esperam por essa chama. Por outro lado, os jovens, como as plantas devem ser acompanhados cuidadosamente pelos seus "donos" pais, professores, etc, para que eles se desenvolvam solidamente com postura de homens responsáveis, honestos, criativos, trabalhadores e solidários capazes de assumirem suas tarefas futuras sem continuar as falhas do passado. Enquanto aos cuidados aqui não se refere a moldagem e sim orientar suas atividades, estimular os estudos dar-lhes o espaço devido. Não se deve criar imagens negativas de jovens que deixam de cumprir seus deveres , toda pessoa na flor da mocidade tem seus altos e baixos e é aí que precisamos saber conduzi-lás, dando-lhe a mão para evitar outros tropeços.
Os nossos bons olhos para os jovens poderão resultar em tudo de bom que queremos deles. Os jovens são nossas esperanças. E no mundo conturbado que vivemos eles são a luz do fim do túnel. É só acreditar!
Jornal Sentinela / 2007