Alunos e professores iniciam projeto de jardinagem na escola de Surucuá
16 de abril de 2008 por Elis LucienNo combate ao desmatamento, o projeto escolar ‘Vida Verde’ na comunidade de Surucuá termina a primeira etapa.
No dia 15 de março, professores e alunos iniciaram um projeto de jardinagem na escola São Benedito, com o tema ‘Vida Verde’. O projeto será desenvolvido em várias etapas: preparo da terra, seleção de mudas, replanta e podagem. A primeira etapa foi um sucesso, os alunos se mobilizaram e conseguiram bastante mudas para fazer o jardim.
Para a segunda etapa, contaram com o apoio das serventes e dos vigias para ajudar a molhar as recém-mudas implantadas. No término da primeira etapa, os alunos ficaram radiantes com a atividade, até tornaram-se padrinhos das plantas, comprometendo-se em não deixa-las morrer. A segunda etapa de plantar e replantar ainda não tem data prevista para acontecer.
O projeto visa mostrar aos educandos a importância de cultivar as plantas, uma vez que ouvi se falar muito em desmatamento e queimadas. As duas formas de degradação ambiental vem se alastrando cada vez mais em nosso país. Neste sentido, o “Projeto Vida Verde” tem como objetivo conscientizar alunos e comunitários sobre a importância de mantermos viva nossas matas, fonte de alimentos e ar puro para a nossa própria vida e de gerações futuras.
Com a concretização do projeto os alunos já percebem que as mãos do homem não podem só destruir, podem também respeitar a nossa mãe Terra, nossas irmãs florestas e a nossa própria vida.
Repórter: Alzenira Farias Melo
A Folha de Surucuá