Primeira turma em software livre
11 de fevereiro de 2010 por Elis LucienPor Caio Rego
O Pontão de Cultura Digital do Tapajós, um projeto que tem por objetivo promover a cultura digital associada à cultura popular da Amazônia, com suas riquezas e peculiaridades, contribuindo para promover uma nova visão de desenvolvimento para a Amazônia, baseada na apropriação das novas tecnologias digitais e do software livre, formou no dia 07 de fevereiro a primeira turma de alunos.
A ENTREVISTA COM UM DOS COORDENADORES DO PONTÃO:
Qual a satisfação de se formar a primeira turma no Pontão de Cultura?
Tarcísio Ferreira
A alegria é muito grande. É a primeira turma que se forma, isso quer dizer já começou um trabalho. Isso que é importante, por que a partir do momento em que se começa um trabalho é apenas dar continuidade. Esse trabalho já está sendo reconhecido, várias pessoas vem participar conosco. O Pontão está aberto e com espaço muito bonito e nesse espaço quando vemos que entra um turma que não sabe absolutamente nada de informática, não sabe se quer ligar o computador e no decorrer do tempo ver a evolução desses alunos, ver o depoimento de alunos dizendo que “ agora está feliz da vida por que não sabia ligar um computado agora já sabe acessar internet, tem seu email, etc “ para a gente é uma alegria muito grande. Pra mim essa formatura foi muito especial, importante por ser a primeira formatura aqui do Pontão de Cultura Digital do Tapajós.
Quais as novas turmas que irão abrir nesse semestre no pontão:
Tarcísio Ferreira:
Nessa primeira turma abrimos vagas para 4 turmas em horários diferentes, e nessa agora vamos abrir mas vagas, já temos 9 turmas para começar. Abrimos vagas para duas turmas muito especiais, que são Melhor e idade e turma Mirim. A Casa Brasil e projeto Puraqué tem um programa chamado racker mirim ou Curumim Digital, faz -se um trabalho bem diferenciado com essa turma, e dessa mesma forma queremos fazer também no Pontão de Cultura.
As nossas oficinas refletem muito a questão do lixo tecnológico, a parte do Meio Ambiente, violência, etc.
A aula inaugural será dia 20 de fevereiro, no Pontão de Cultura Digital do Tapajós, onde discutirão sobre o uso do Software Livre, Cultura Digital, Filosofia, parceiros do Pontão. A partir do dia 22 de fevereiro, as aulas começaram com metareciclagem, vídeo, gráficos, informática básica, áudio, blog, etc.