4 projetos do curso de empreendedorismo recebem o apoio do fundo semente
16 de janeiro de 2015 por Lilian CampeloApós o almoço, depois da entrega dos certificados e tables, um frio na barriga em meio a tensão e ansiedade para ouvir a divulgação dos projetos contemplado.
Nilson Cesar e Jéssica Matos, ambos da comunidade de Suruacá; Carlos Daniel e Lelcivan Farias, os dois da comunidade de Parauá, tiveram as propostas de empreendimentos selecionados pela banca de jurados e irão receber e o apoio financeiro do fundo Semente, doado pela Fundação Telefônica, para implementar seus projetos.
A seleção teria que atender a alguns critérios como Inovação, Impacto Social e Viabilidade Econômica. No caso do Nilson Cesar ele apresentou uma proposta para a construção de uma oficina de concertos de aparelhos eletrônicos. Ele é técnico em eletrônica, e percebeu que havia uma necessidade na comunidade. Não há nenhuma oficina que realize o serviço de concerto e para isso o comunitário precisa se deslocar até Santarém e destaca o que aprendeu de mais importante no curso. “Às vezes a gente tem uma ideia, mas tem o certo conhecimento do total da ideia, então a gente precisa aprimorar o nosso conhecimento e no curso eu aprendi isso.”
A outra proposta contemplada pela comunidade de Nilson abordou a criação e venda de galinha caipira e seus derivados. Jéssica Matos conta que não esperava que fosse ter a ideia selecionada, pois ainda estava indecisa na escolha do projeto. Lelcivan optou pelo trabalho que a família desenvolve na comunidade, que é a produção de farinha, e apresentou a ideia para inovar o produto agregando valor a ele através da produção de embalagens.
Já Carlos Daniel expôs a proposta de criação de um aplicativo móvel em que os comunitários poderão baixar livros a um preço acessível por um determinado tempo. “Ainda estou nas nuvens, mas é isso mesmo, eu conseguir. Não foram todos que conseguiram, mas não conseguiram ganhar o fundo Semente, mas os projetos deles também são bons, e todos são vencedores, somos vencedores só de ter chegado na reta final do curso”, conclui.

maio 20th, 2025 at 7:19 pm
You actually make it look so easy with your performance but I find this matter to be actually something which I think I would never comprehend. It seems too complicated and extremely broad for me. I’m looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!