Chamada de apoio às iniciativas juvenis mobiliza comunidades

9 de dezembro de 2014 por Lilian Campelo

mod2

O Projeto Saúde e Alegria recebeu até o momento de cerca de vinte e cinco projetos para concorrer a Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis Comunitárias. Criado para apoiar projetos elaborados e executados pelos jovens das comunidades ribeirinhas o PSA e seus parceiros irão selecionar as melhores ideias e ajudar com apoio técnico, formativo e material. A atividades faz parte do Projeto Rede de Educação Popular pelos Direitos das Crianças e Jovens da Amazônia, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Os projetos foram enviados pelas comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns e Flona do Tapajós: Aldeia de Muratuba, Vila de Boim, São Tomé, Maguari, São Domingos, São Pedro, Costa do Tapará, Pedra Branca, Aldeia de Solimões, Maripá, Vila de Amorim, Cabeceira de Amorim, Prainha, Suruacá, Vila Franca e Parauá, além do município de Belterra. Muitas dessas comunidades enviaram mais um projeto.

Através da chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis Comunitárias é incentivado o protagonismo juvenil, fazendo com que o jovem seja corresponsável das ações que irá desenvolver na comunidade. Os projetos selecionados devem atender a iniciativas de cunho social, cultural, educativo e ambiental e tenham o objetivo de buscar soluções aos problemas das comunidades, principalmente, a temas relacionados às crianças, adolescentes e jovens.

A seleção terá três etapas. Na primeira haverá um comitê formado por técnicos do PSA e por diretores da Tapajoara que irão avaliar o projeto de acordo com alguns critérios estabelecidos na chamada. Na segunda etapa os representantes dos projetos serão chamados para apresentar suas propostas e defende-las perante uma banca. Na terceira, e ultima etapa, será a divulgação dos projetos selecionados.

De acordo com o PSA há algumas comunidades que estão com os projetos prontos, mas devido a dificuldade de transporte e comunicação ainda não puderem enviá-los até a sede. Para esses casos o Saúde e Alegria ainda estará recebendo os projetos.

Qualquer outra informação os jovens poderão entrar em contato com nossa equipe nos procurando no escritório do PSA que fica na Av. Mendonça Furtado, 3979, Bairro da Liberdade, ou ligando para o telefone: 3067.8000 ou 9147.5104.

Deixe um comentário

*