Abertas inscrições de cursos para a nova temporada no Puraqué

17 de julho de 2014 por Adriane Gama

turma_prq

O Coletivo Puraqué abre, neste mês de julho, inscrições para Cursos Digitais em Software Livre. O início das aulas será no dia 14 de agosto e os serviços disponibilizados para a comunidade em geral serão os cursos de Informática Básica, Avançado e de Metareciclagem, para crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos, nos horários da manhã e à tarde.

A partir desta quarta edição, além da inscrição gratuita, cada pessoa ao se matricular no projeto ganhará de brinde uma camisa do Puraqué, com a cor conforme o seu curso escolhido.

Ainda com a dinâmica de atividades de cineclube, oficinas de conhecimentos livres e acesso a internet paralelas aos cursos digitais,a novidade para estatemporadafica por conta dos eventos culturais e esportivos: Festival Folclore Puraqueano, Rifas da PuraBeleza e Torneio de Futebol Comunitário, com a finalidade de angariar recursos para a manutenção do espaço e formatura dos alunos.

Formação Digital Puraqueana

A Casa Puraqué localizada no bairro do Amparo, Grande Área do Santarenzinho, está sendo ponto de encontro de mais uma Formação de Competência Digital para Monitores, reunindo novos e veteranos colaboradores intelectuais com oficinas de Metareciclagem, Gerenciamento de aplicativos, Editoração Eletrônica, Blog e Iniciação audiovisual, facilitadas pelos oficineiros Rosinei Lima, Tarcísio Ferreira, Dennie Fabrizio e Adriane Gama.

O objetivo desta formação é apoiar metodologicamente os monitores quanto ao aprimoramento dos seus conhecimentos e se preparar para as próximas experiências sócio-digitais no LabPuraqué baseando-se na utilização segura e crítica das ferramentas tecnológicas.

O Coletivo Puraqué é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atua há 13 anos com alunos_prqcultura digital e cidadania na Amazônia. Um espaço colaborativo, político e ideológico relacionado ao desenvolvimento tecnológico sustentável na região norte. Tem como essência, o ativismo em Software Livre baseado em princípios como a Ética Hacker e a Metareciclagem. Hoje, o Coletivo atua com diversos projetos e atividades, em sua maioria voltadas para o protagonismo juvenil, a transformação social e ambiental e competências para a vida.

Prestação de Serviços Comunitários:

Início das aulas: 15 de agosto

Dias – Segunda e quarta-feira/ terça e quinta-feira

Horários – 8 às 9:30h e 9:30 às 11h e 14 às 15:30h e 15:30 às 17h

Duração: 4 meses (agosto a novembro)

Contribuição mensal: R$ 30,00

Local: Rua Vitória Régia, 223 – Bairro Amparo (entre Paulista e Santa Teresinha, próximo a antiga fábrica de asfalto)

Participe! Vagas limitadas!

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 9132-7603 e 9136-2772

One Response to “Abertas inscrições de cursos para a nova temporada no Puraqué”

  1. Anahuac de Paula Gil Says:

    Olá Pessoal,

    Antes de mais nada parabéns pela linda iniciativa. Gostaria de poder estar com vocês e ajudar.

    Se tiverem alguma ideia de como posso ajudar à distância me avisem, farei o possível.

    Estou escrevendo para fazer um apelo: ensinem Software Livre levando em consideração os preceitos filosóficos que são os que libertam.

    Pequenas ações farão toda a diferença de percepção, levantando o debate, levando ao questionamento e portanto culminando com o verdadeiro aprendizado.

    Não usem Ubuntu como distribuição, pois ela tem muitos componentes não livres e vem com programas que vasculham seus dados e mandam para a canonical, que é a empresa que banca. E faz tudo isso sem te avisar nada. Coisa muito feia mesmo.

    Entendo que a melhor escolha é o Debian, por se tratar de uma distribuição 100% mantida e financiada pela comunidade mundial.

    Sei, também, que é difícil resistir, mas evitem o uso das redes sociais devassas: Facebook, Twitter, Gmail, Skype Instagram e Whatsapp. Para cada uma delas há uma ou mais alterativas livres e seguras. Essas são “do mal” e servem para ajudar a perpetuar a desigualdade social. Aqui vocês encontram uma tabela enorme com opções: https://prism-break.org/pt/

    Uma excelente opção ao Facebook é a rede mundial Diaśpora, que tem um servidor no Brasil: http://diasporabr.com.br

    A ideia por trás do uso de Software Livre é oferecer uma opção socialmente justa e que permita o livre pensar. Livre da dominação imposta pelo marketing das grandes potências. Pois bem, a mesma lógica se aplica ao uso de serviços privativos na Internet e nos celulares.

    Lhes desejo todo o sucesso do Mundo e me coloco a sua disposição para ajudar.

    Saudações Livres!

Deixe um comentário

*