Conhecimentos Livres de Metareciclagem na Casa Puraqué

20 de fevereiro de 2014 por Adriane Gama

ofic_metarecO Coletivo Puraqué realiza neste próximo sábado, dia 22 de fevereiro, uma Oficina de Conhecimentos Livres de Metareciclagem com o apoio da Secretaria Nacional da Juventude, pelo ambiente virtual interativo – O participatório – Observatório Participativo da Juventude, voltado para a produção de conhecimento e experiências colaborativas da juventude brasileira.

A maloca do Puraqué (espaço cultural comunitário) será o palco desse encontro de cultura digital que contará com a participação de alunos e colaboradores da terceira turma dos Cursos de Informática do Puraqué, estudantes da Escola Municipal Santa Luzia, no bairro do Amparo e moradores da Grande Área do Santarenzinho e do Maracanã.

O objetivo do evento é promover uma intervenção de apropriação cidadã da tecnologia, através das atividades da Metareciclagem, uma metodologia que estimula o fazer em equipe, através da construção colaborativa do conhecimento, usando como material didático, computadores obsoletos para dismistificar a sua “caixa preta”. A ideia é sensibilizar a comunidade sobre a importância da consciência ambiental e trocar experiências em busca de soluções criativas para uma transformação social em sua realidade.

Abertura terá a palestra sobre Meio Ambiente e Lixo Tecnológico, facilitada pela bióloga Adriane Gama (Projeto Saúde e Alegria), a qual abordará a economia baseada na obsolescência programada, que traz consigo uma crescente categoria de resíduo tecnológico que afeta o planeta com seus componentes tóxicos. Durante o evento, práticas de Metareciclagem envolvendo arte digital dará um tom especial na produção de bijuterias e de robótica, os quais ficarão expostos na Mostra da Criatividade Digital, fechando o encontro com a entrega de certificado de participação.

O Coletivo Puraqué é o único representante do Pará convidado a participar desta iniciativa com o intuito de promover e incentivar o engajamento juvenil para dialogar sobre políticas públicas a partir de temas geradores vivenciados em cada região e no Brasil através do seu espaço virtual e nas atividades comunitárias locais, abrindo canais de comunicação entre a juventude, sociedade e governo.

Este encontro é uma das ações realizadas pelos 10 jovens puraqueanos bolsistas do Participatório que interagem nesta plataforma desde a metade do ano passado, e são eles, os ativistas: Alessandra Sousa, Bruna Thainá, David Muller, Jadh Gama, Jéssica dos Santos, Wallacy Bryan, Leonardo Gama, Nadilene Teles, Nadson da Silva e Wendryo Junio. Parabéns e força juvenil amazônica!

Oficina de Conhecimentos Livres de Metareciclagem

Local: Casa Puraqué (Rua Vitória Régia, 223 – Amparo (Próximo a antiga fábrica de asfalto)

Data: 22 de fevereiro de 2014 (sábado)

Manhã: 8 ao 12h

Tarde: 14 às 18h

Deixe um comentário

*