Conhecimentos Livres de Metareciclagem na Casa Puraqué
20 de fevereiro de 2014 por Adriane GamaO Coletivo Puraqué realiza neste próximo sábado, dia 22 de fevereiro, uma Oficina de Conhecimentos Livres de Metareciclagem com o apoio da Secretaria Nacional da Juventude, pelo ambiente virtual interativo – O participatório – Observatório Participativo da Juventude, voltado para a produção de conhecimento e experiências colaborativas da juventude brasileira.
A maloca do Puraqué (espaço cultural comunitário) será o palco desse encontro de cultura digital que contará com a participação de alunos e colaboradores da terceira turma dos Cursos de Informática do Puraqué, estudantes da Escola Municipal Santa Luzia, no bairro do Amparo e moradores da Grande Área do Santarenzinho e do Maracanã.
O objetivo do evento é promover uma intervenção de apropriação cidadã da tecnologia, através das atividades da Metareciclagem, uma metodologia que estimula o fazer em equipe, através da construção colaborativa do conhecimento, usando como material didático, computadores obsoletos para dismistificar a sua “caixa preta”. A ideia é sensibilizar a comunidade sobre a importância da consciência ambiental e trocar experiências em busca de soluções criativas para uma transformação social em sua realidade.
Abertura terá a palestra sobre Meio Ambiente e Lixo Tecnológico, facilitada pela bióloga Adriane Gama (Projeto Saúde e Alegria), a qual abordará a economia baseada na obsolescência programada, que traz consigo uma crescente categoria de resíduo tecnológico que afeta o planeta com seus componentes tóxicos. Durante o evento, práticas de Metareciclagem envolvendo arte digital dará um tom especial na produção de bijuterias e de robótica, os quais ficarão expostos na Mostra da Criatividade Digital, fechando o encontro com a entrega de certificado de participação.
O Coletivo Puraqué é o único representante do Pará convidado a participar desta iniciativa com o intuito de promover e incentivar o engajamento juvenil para dialogar sobre políticas públicas a partir de temas geradores vivenciados em cada região e no Brasil através do seu espaço virtual e nas atividades comunitárias locais, abrindo canais de comunicação entre a juventude, sociedade e governo.
Este encontro é uma das ações realizadas pelos 10 jovens puraqueanos bolsistas do Participatório que interagem nesta plataforma desde a metade do ano passado, e são eles, os ativistas: Alessandra Sousa, Bruna Thainá, David Muller, Jadh Gama, Jéssica dos Santos, Wallacy Bryan, Leonardo Gama, Nadilene Teles, Nadson da Silva e Wendryo Junio. Parabéns e força juvenil amazônica!
Oficina de Conhecimentos Livres de Metareciclagem
Local: Casa Puraqué (Rua Vitória Régia, 223 – Amparo (Próximo a antiga fábrica de asfalto)
Data: 22 de fevereiro de 2014 (sábado)
Manhã: 8 ao 12h
Tarde: 14 às 18h