Técnicas de comunicação nas rádios comunitárias

28 de março de 2012 por Elis Lucien

”E no programa de hoje, teremos a participação ao vivo dos nossos repórteres e participantes da Oficina de Radiojornalismo que está sendo realizada nas dependências da nossa rádio FM Alternativa. Aqui é a sua praia”. Foi o texto mais falado pelos locutores da rádio comunitária durante os cinco dias de oficina ministrada por Yves Magat e Jean-Jacques Fontaine da ONG Jequitibá em Alter do Chão.

A oficina de Radiojornalismo tem a parceria com a Rede Mocoronga do Projeto Saúde & Alegria que visa melhorar a qualidade dos programas e o conteúdo das rádios comunitárias da Rede Mocoronga. Os cursos de formação são baseados na metodologia que a ONG Jequitibá utilizou durante o programa de aprendizagem das técnicas de jornalismo radiofônico.

Em Alter do Chão, a oficina foi realizada no período de 20 à 24 de Março nas dependências do barracão comunitário onde está instalada a Rádio Comunitária Alternativa FM, os participantes tiveram acesso à técnicas de jornalismo radiofônico e tendo como tarefa a elaboração de um Informativo com a participação de todos com reunião de pauta, reportagem de rua e finalização com gravação do Informativo com quinze à vinte minutos para a rádio local.

Deixe um comentário

*