O preço da farinha

12 de abril de 2011 por Marcela Bentes

A farinha, uma das principais atividades de subsistência da Vila Castanhal está com preço de banana. O preço da farinha aqui no municipio de Juruti está muito baixo, devido a grande quantidade de fabricação da mesma, pois como eu disse é a principal atividade de sustentação das famílias aqui da região. Os preços variam de 50,00 reais (saco 50kg ) a 35,00 reais.

Para quem depende da farinha para sustentar a família fica difícil, pois é uma um produto que depende de muitos dias para ficar pronto, principalmente em grande quantidade, e também dá muito trabalho.

Acordar de madrugada para ir à roça, tirar a mandioca, deixar uma quantia na água por um dia e uma noite, descascar, sevar (moer), espremer , passar na peneira, escaldar, em seguida passar novamente na peneira e por ultimo torrar no forno, este processo de torrar, demora aproximadamente 1h e 30 minutos cada fornada, sendo que um saco é aproximadamente duas  a três fornadas. Quem depende diretamente  da farinha para sustentar a família espera que ela aumente de preço em breve.

 

Deixe um comentário

*