Cultura da mandioca

21 de setembro de 2010 por Elis Lucien

Jornal Paricá, 4ª ed.

Repórter: Elton John / Comunidade de Paricatuba

A cultura passou a existir de muitos tempos em cada comunidade, desde já a cultura mais utilizada é a mandioca, pois é dela que o povo ribeirinho tira muitas coisas importantes como: o tucupi; a farinha; a tapioca; o tarubá e outros.

Então, cada um desses três itens tem sua importância, por exemplo: O tucupi, você retira da mandioca, ele serve para comer com o peixe dentro e junto também a farinha. A tapioca, você faz o bejú, mingau, inclusive apareceu um grupo de pessoas do PSA e provaram cada uma dessas iguarias. Tem o tarubá, que é uma bebida que é retirada da mandioca. Ele é bom quando você chega  de um roçado e toma um pouco e você sente o gosto. Essa foi uma bebida que os antepassados deixaram pra nós.

Tem também outras culturas como: o Açaí mas, nessa época do verão você toma um pouco gelado, pense só o quanto é bom e temos também o tucumã, mucajá, najá e outros.

Então, são essas coisas, que a natureza fornece de bom para o povo ribeirinho, não só para nós mas,  para as outras pessoas que passam para fazer um visita.

Deixe um comentário

*