Ecoturismo comunitário

18 de agosto de 2010 por Elis Lucien

Por: Ândrea Colares e Davide  Pompermaier

Comunidade de São Miguel

O programa de Turismo de Base Comunitária desenvolvido pelo Projeto Saúde e Alegria atende hoje 04 comunidades ribeirinhas em Santarém. São elas, Anã (RESEX Tapajós-Arapiuns), Atodi e Arimum, ambas no rio Arapiuns, e Vila Amazonas, no Rio Amazonas, estas três últimas localizadas dentro do PAE Lago Grande. Por meio de um projeto aprovado junto ao Ministério do Turismo em 2008, essas quatro comunidades estão participando de um processo de construção de uma experiência de ecoturismo comunitário.

As atividades envolveram a realização de inventários dos atrativos e serviços a serem desenvolvidos nesses lugares, de oficinas de qualificação em acolhida ao visitante, educação ambiental e manipulação de alimentos, além de visitas de intercâmbio em diversos lugares pelo Brasil, onde os comunitários participantes do programa puderam conhecer experiências comunitárias de referência para um trabalho inovador e promissor em suas comunidades. Outras oficinas ainda serão realizadas até o final do projeto.

Comunidade de Anã


Nos dois últimos meses recebemos dois grupos de visitantes e as comunidades tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam. Os roteiros incluem momentos de encontro com as comunidades, visitas as atividades econômicas, trilhas na mata, oficina de artesanato, passeios de canoa e muitos banhos de rio e igarapé!

Comunidade de Arimum

Outras viagens ainda estão sendo programada para este ano para este ano e dois roteiros, um em setembro e um em outubro, estão com inscrições abertas para os interessados em conhecer a Amazônia, no site do Saúde e Alegria através do link http://www.saudeealegria.org.br/turismo/

Alter do Chão

One Response to “Ecoturismo comunitário”

  1. Adelaide206 Says:

    Very nice article, I enjoyed reading your post, very nice share, I want to twit this to my followers. Thanks!.

Deixe um comentário

*