Movimento em defesa do Arapiuns continua
10 de dezembro de 2009 por Fábio PenaComunitários avaliam ato da queima da madeira das balsas bloqueadas, discutem a criminalização do seu movimento social, articulam participação em fiscalizações de madeireiras em Nova Olinda, ouvem compromissos de Secretário Estadual e planejam continuidade do movimento em defesa da vida e a cultura do Arapiuns.
No último sábado, 05/11, cerca de 200 moradores de 26 comunidades da região do Rio Arapiuns, Nova Olinda e Maró estiveram reunidos na comunidade de São Pedro, em mais um dia de mobilização em defesa de seus territórios e da vida sustentável na região. A reunião foi um momento de avaliação dos recentes protestos do movimento, dos avanços obtidos e problemas encontrados, assim como de planejamento dos próximos passos da mobilização, que segundo os comunitários, está apenas começando.
Os comunitários protestam contra a exploração de madeira na Gleba Nova Olinda, exigem maior fiscalização dos órgãos públicos com acompanhamento do movimento, a proteção de áreas pretendidas pelas comunidades indígenas em processo de estudos junto à FUNAI, e o aumento da área decretada para o PAEX (Projeto de Assentamento Agroextrativista) das comunidades de Vista Alegre de 05 mil para 25 mil hectares.
Na avaliação do último protesto em que balsas carregadas de madeira retiradas na região de Nova Olinda, foram bloqueadas, na praia em frente à comunidade de São Pedro, os comunitários destacaram os motivos que levaram à queima da madeira. Após quase 30 dias à espera de representantes do governo, mesmo após a convocação do Ministério Público Federal, “nenhum órgão enviou autoridades com poder de decisão, pois mandaram apenas alguns técnicos que vinham ouvir, mas nada podiam decidir sobre nossas reivindicações”, comentou uma liderança comunitária durante a reunião. Segundo eles a queima da madeira, foi um ato de protesto, em que a ausência do estado foi determinante. “Não gostaríamos que a situação tivesse chegado a esse ponto, mas o povo estava determinado a lutar pra defender o que é seu”, comentou o manifestante.
O movimento não se caracteriza apenas pelas comunidades que se auto reconhecem indígenas, mas também pelas demais comunidades tradicionais, não apenas da área de Nova Olinda, mas de toda a região do Arapiuns.
Criminalização do movimento social
Os comunitários avaliaram como a opinião pública reagiu ao protesto, admitindo falhas, mas principalmente condenando a forma como boa parte da imprensa regional noticiou os acontecimentos, buscando dar uma enfoque mais policialesco do que abrindo espaço para que o lado do movimento pudesse expressar suas reivindicações.
Na oportunidade, o presidente da comunidade de São Pedro, Sr. Carlos Alberto Nogueira leu as denúncias feitas pelo proprietário da balsa, Jeferson Azulai, à polícia civil no dia 17 de outubro, da qual teve acesso através de documento entregue por um oficial de justiça. Na denúncia, consta que os comandantes das balsas foram abordados com várias rabetas com pessoas todas armadas, com terçados, machados e espingardas… que a tripulação foi rendida forçando a encostar as balsas na praia, onde foram informados que estava tendo uma manifestação pacífica… mantendo a tripulação refém, durante três dias sem alimentação, que se saíssem eles atirariam…
Enquanto lia o documento, Carlos era interrompido com os comunitários repudiando as denúncias de uso de armamento e cárcere privado. “Esse cidadão não sabe o que é cárcere privado, porque o tempo todo os comandantes da embarcação saíam andando na comunidade, podiam usar o telefone e iam até toma cerveja na minha casa, ficando totalmente livres pra irem onde queriam”, afirmou o presidente da comunidade.
O jovem conhecido como Jorginho, de São Francisco, afirmou: “isso que fizemos não foi vandalismo, foi um ato de coragem sim, porque o direito das comunidades parece que está só na conversa e no papel e o povo se cansou de esperar. Imagine simplesmente você ver passar 20 balsas carregada de madeira por semana no nosso rio, e porque tomamos a iniciativa de escudar-se com duas balsas de madeira, todo mundo ficou contra”, justificou.
O protesto das comunidades foi dado como legítimo até mesmo por algumas autoridades, como o Procurador do Ministério Público Federal em Santarém, Cláudio Dias. Em entrevista à nossa reportagem, o procurador declarou que “há realmente uma omissão dos órgãos responsáveis pela fiscalização, a SEMA é omissa, tanto que ela nem tem fiscais em Santarém, os fiscais são de Belém. Por isso que nós confiamos na palavra dos manisfestantes quando eles dizem que está havendo extração ilegal de madeira, que é um problema grave e frequente em nossa região. O que eles pedem é a aplicação da lei, maior fiscalização no local”. No entanto, em relação à queima da madeira das balsas, Dias afirma que “ o Ministério Público não aprova esse tipo de conduta, desaprova. As pessoas que fizeram isso vão ser responsabilizadas, mas a minha grande preocupação com atos desse tipo é que se mude o foco, prejudicando a própria imagem da manifestação com a opinião pública, se vendo mais a queimada do que suas próprias reivindicações”, declarou.
Pelo que se percebe, o procurador estava certo. Boa parte das informações divulgadas sobre o movimento tem foco na queima da madeira e não nas questões centrais em pauta. Na reunião, os manifestantes tomaram conhecimento de denúncias de que haveriam ateado fogo novamente em madeiras estocadas no pátio de uma das empresas instaladas em Nova Olinda. A informação foi ridicularizada na reunião, pelo fato dos comunitários afirmarem que as empresas possuem seguranças noturnos e dos líderes do movimento estarem em reuniões na cidade de Santarém no dia em que 10 toras de madeira foram queimadas.
Fiscalização
Uma das principais reivindicações do movimento, a fiscalização “pente-fino” em Nova Olinda, começou a ganhar corpo com a pressão do Ministério Público e os acontecimentos do dia 10/11. Durante a reunião, o representante do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará, Joaquim Vieira, informou que o início das fiscalizações previstas para os próximos dias, em áreas com Planos de Manejo, contará com a presença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), Polícia Federal, Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), representação dos madeireiros e do movimento. Um dos temas da reunião era sobre o número de representantes do movimento na fiscalização. As empresas madeireiras, que vão arcar com parte dos custos da operação, propõe apenas três vagas ao movimento, que pretende levar cerca de 10 representantes.
A fiscalização será momento importante, tanto para as empresas quanto para o movimento esclarecer a situação dos planos de manejo e buscar encaminhamentos para resolver a questão, com a participação e controle social das comunidades.
Ordenamento territorial
A região de Nova Olinda tem sido palco de conflitos entre madeireiros, grileiros e comunidades ribeirinhas desde 2002 e ficou mais evidente quando o Iterpa, ainda na gestão do Governo Jatene, emitiu seis autorizações de detenção de imóvel rural, em lotes com tamanhos entre 2 mil e 2,6 mil hectares, para seis empresários, com o objetivo de realizar a exploração madeireira. Vale ressaltar que isso aconteceu em um momento conturbado da gestão ambiental do Estado, envolvendo fatos como a prisão do gestor da SECTAM à época, Raul Porto, envolvido com corrupção para a liberação de licenças para empresas madeireiras.
Desde então, as comunidades vivem embates para defender territórios historicamente ocupados e manejados para a sobrevivência de sua população, que com frequência se choca com os interesses dos novos ocupantes das áreas.
Mais recentemente, já na gestão do Governo Ana Júlia foi iniciado um processo de ordenamento territorial, fruto de novas diretrizes da política ambiental do estado, mas também da pressão do Sindicato dos Trabalhares Rurais, CPT e organizações não-governamentais como Projeto Saúde e Alegria, que conduziram juntamente com órgãos públicos um processo de mapeamento participativo que identificou as áreas ocupadas, a presença dos madeireiros e áreas comunitárias, e constatou irregularidades, conforme consta em relatórios do IBAMA na época.
Um novo campo de batalha se abriu, desta vez com um pouco mais de espaço de participação das comunidades. No entanto, várias pendências ainda permanecem, e o Governo, após alguns decretos, fechou-se ao diálogo sobre o assunto com as comunidades enquanto restavam questões importante a encaminhar.
É o caso do decreto que cria o PAEX Vista Alegre com 5 mil hectares, enquanto que as comunidades de Prainha e a própria Vista Alegria, reivindicaram uma área muito maior, de 25 mil hectares. Na questão, há grande interesse das empresas madeireiras em expandir sua exploração na área.
Estado reconhece comunidades indígenas e que há direitos violados, diz Secretário
Até o dia da reunião em São Pedro, uma das principais reclamações do movimento era a falta de consideração do Governo do Estado em enviar representantes com poder de encaminhar decisões para dialogar com os comunitários. Por pura coincidência, em meio à reunião, uma comitiva liderada pelo secretário adjunto de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Tales Contabelo, chegou na comunidade acompanhando de um grupo de indígenas da Venezuela, em intercâmbio com as comunidades indígenas do Arapiuns.
Cantabelo pediu apenas para dirigir algumas palavras aos comunitários, mas as lideranças exigiram que ele permanecesse por mais tempo na reunião para ouvir o que eles tinham a dizer. Na oportunidade, o movimento apresentou uma série de explicações sobre os acontecimentos e suas reivindicações.
“Reconhecemos que esta região é composta por comunidades tradicionais e também por comunidades indígenas que tem o direito de ter suas áreas protegidas….aqui não vejo bandidos, aqui vejo pais e mães de família, trabalhadores que estão aqui procurando defender seu meio ambiente não só pra sua geração mas para as futuras que por aqui vão estar. É uma demanda legítima, que chegou a um ato que à luz da lei não é correto, mas se reconhece que fizeram isso porque não tinham mais possibilidade de negociação”, disse o secretário na Assembléia.
No entanto, Cantabelo orientou o movimento para que as negociações sejam feitas à base do diálogo, evitando conflitos maiores e reconheceu que a situação merece atenção especial, e que o estado precisa mediar o problema não apenas do ponto de vista da política ambiental, mas também do ponto de vista social e cultural. Por esse motivo, se comprometeu em agendar uma reunião a nível de secretários de Estado, juntamente com a Governadora Ana Júlia e retomar com os resultados da reunião ao movimento.
O movimento continua
O movimento em defesa da vida e da cultura do Arapiuns, como se autodenomina, está decidido em continuar as manifestações até que duas reivindicações sejam atendidas. Na primeira delas, em relação à fiscalização das áreas onde atuam as empresas madeireiras, as lideranças vão aguardar o resultado das operações previstas para os próximos dias, da qual devem participar, e a divulgação dos relatórios pelos órgãos competentes.
Em relação à ampliação da área do PAEX Vista Alegre, o movimento esta reunindo provas, inclusive com gravações em vídeo, onde os moradores das comunidades envolvidas afirmam ter necessidade de sua área de 25 mil hectares e não apenas cinco como decretou o Governo do Estado. Esse desejo das comunidades vem sendo contestado por uma recém criada associação que se denomina legítima e legal representante das comunidades, enquanto que em reuniões anteriores, com a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os moradores fizeram um abaixo assinado onde pedem a revogação do decreto de cinco para 25 mil hectares.
Em relação às áreas das comunidades indígenas, o movimento pretende apoiá-las para que tenham uma definição e maior celeridade do processo junto à FUNAI e a garantia do governo do Estado de que sua áreas estarão protegidas até que a questão sobre a demarcação das terras esteja completamente resolvida.
A preocupação dos comunitários segue sendo a defesa intransigente de seus territórios e do meio ambiente. “Não queremos que um rio muito bonito, se transforme em um rio de lágrimas, por culpa da omissão do estado, pela ganância de alguns pelas riquezas da nossa região”, disse Carlos Nogueira da comunidade de São Pedro.
dezembro 12th, 2009 at 12:21 am
[…] Reportagem de Fabio Pena na Rede Mocoronga, rede de comunicação comunitária na Amazônia […]
dezembro 13th, 2009 at 9:15 pm
Apenas para conhecimento:
A fiscalização pente fino tão solicitada pelo movimento, teve início no dia 09 de dezembro na Gleba, mas nenhum representante dos manifestantes compareceu para acompanhar a mesma.
dezembro 13th, 2009 at 11:55 pm
Nada justifica a ação que foi realizada pela comunidade. A queima da madeira foi um ato irresponsável sem precedentes. Não acredito que será desta forma que encontrarão uma solução para este caso.
janeiro 19th, 2010 at 6:14 pm
Saiu o resultado da fiscalização realizada pelo Ibama, Sema, Peritos do Evandro Chagas, MInisterio Publico, Força Nacional e Policia Federal nos projetos de manejo da gleba nova olinda, NADA DE IRREGULAR FOI DETECTADO!
E agora? Quem pagara a conta?
Sera que os responsáveis pelo ato de vandalismo serão punidos?
Espero apenas que quem conseguiu provar que esta trabalhando de forma honesta e sustentável possam continuar seus trabalhos, gerando renda e respeitando o meio ambiente!
setembro 26th, 2020 at 5:25 pm
When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time
a comment is added I get three emails with the same comment.
Is there any way you can remove me from that service?
Bless you!
setembro 26th, 2020 at 9:57 pm
As the admin of this web page is working, no question very soon it
will be famous, due to its quality contents.
setembro 26th, 2020 at 11:58 pm
Helpful info. Fortunate me I discovered your website unintentionally, and I’m stunned why
this twist of fate did not came about earlier!
I bookmarked it.
setembro 27th, 2020 at 8:21 am
I know this web page presents quality depending articles and extra information, is there any other web page
which provides such stuff in quality?
setembro 27th, 2020 at 3:04 pm
I read this post fully about the resemblance of most up-to-date and previous technologies, it’s awesome article.
setembro 27th, 2020 at 5:12 pm
It’s hard to find well-informed people in this particular subject, however, you seem like you know what you’re talking
about! Thanks
setembro 27th, 2020 at 6:17 pm
Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it
or something. I think that you could do with some pics to
drive the message home a bit, but other than that, this is fantastic blog.
A great read. I’ll certainly be back.
setembro 27th, 2020 at 7:06 pm
Excellent blog here! Also your web site loads up very fast!
What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
I wish my web site loaded up as fast as yours lol
setembro 27th, 2020 at 8:50 pm
Hey there, I think your site might be having browser compatibility issues.
When I look at your blog in Ie, it looks fine
but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
I just wanted to give you a quick heads up!
Other then that, fantastic blog!
setembro 28th, 2020 at 1:11 am
Good article! We will be linking to this particularly great article on our site.
Keep up the good writing.
setembro 28th, 2020 at 3:36 am
I enjoy, result in I found exactly what I used to be having a look
for. You’ve ended my 4 day lengthy hunt! God
Bless you man. Have a great day. Bye
setembro 28th, 2020 at 3:46 am
It’s hard to come by experienced people for this subject, however, you seem like you know what you’re talking about!
Thanks
setembro 28th, 2020 at 4:03 am
When I initially commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox
and from now on whenever a comment is added I recieve four emails with the same comment.
Is there an easy method you are able to remove me from that service?
Kudos!
setembro 28th, 2020 at 4:39 am
Do you have any video of that? I’d love to find out more details.
setembro 28th, 2020 at 4:58 am
Hello to all, how is all, I think every one is getting more from this
web site, and your views are fastidious designed for new
people.
setembro 28th, 2020 at 5:37 am
Good response in return of this matter with solid arguments
and telling all on the topic of that.
setembro 28th, 2020 at 6:36 am
Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger,
and I was curious about your situation; we have developed some nice procedures and we
are looking to exchange methods with others, be sure to
shoot me an e-mail if interested.
setembro 28th, 2020 at 7:05 am
Hi there! I know this is kind of off-topic but I had to ask.
Does managing a well-established website like
yours require a lot of work? I’m completely new to blogging however I do write in my diary everyday.
I’d like to start a blog so I can share my own experience and
views online. Please let me know if you have any recommendations or tips for new aspiring bloggers.
Thankyou!
setembro 28th, 2020 at 7:20 am
I was wondering if you ever considered changing
the structure of your website? Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
Youve got an awful lot of text for only having
one or 2 pictures. Maybe you could space it out better?
setembro 28th, 2020 at 7:20 am
What’s up, this weekend is nice designed for me, because this occasion i am reading this
great informative article here at my house.
setembro 28th, 2020 at 8:13 am
I’m not sure where you are getting your info, but great topic.
I needs to spend some time learning much more
or understanding more. Thanks for great information I was looking for this information for my mission.
setembro 28th, 2020 at 9:45 am
What’s up to every one, the contents existing at this web page are genuinely remarkable
for people experience, well, keep up the nice work fellows.
setembro 28th, 2020 at 10:46 am
Aw, this was an incredibly nice post. Taking the time and actual effort to generate a really good article… but what can I
say… I hesitate a whole lot and never seem to get anything
done.
setembro 28th, 2020 at 12:31 pm
Hi there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok.
I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new posts.
setembro 28th, 2020 at 12:48 pm
Hurrah! Finally I got a blog from where I be capable of truly
get useful data regarding my study and knowledge.
setembro 28th, 2020 at 12:48 pm
Hi there to all, how is everything, I think every one is getting more from this web page, and your views are nice for
new users.
setembro 28th, 2020 at 12:59 pm
Hello there! This post could not be written much better!
Going through this post reminds me of my previous roommate!
He always kept talking about this. I most certainly will forward this information to him.
Pretty sure he’s going to have a very good read. Thanks for sharing!
setembro 28th, 2020 at 3:19 pm
Helpful information. Lucky me I found your site by chance,
and I am shocked why this coincidence didn’t happened earlier!
I bookmarked it.
setembro 28th, 2020 at 3:31 pm
Have you ever considered about adding a little bit more
than just your articles? I mean, what you say is important and everything.
However think of if you added some great graphics or videos to give your posts more, “pop”!
Your content is excellent but with images and
video clips, this blog could undeniably be one of the very best in its field.
Excellent blog!
setembro 28th, 2020 at 6:07 pm
Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
Thanks
setembro 28th, 2020 at 7:06 pm
Asking questions are actually pleasant thing if you are not understanding something completely, however this post presents nice
understanding yet.
setembro 28th, 2020 at 8:22 pm
Fantastic website you have here but I was curious about if you knew of
any community forums that cover the same topics talked about here?
I’d really like to be a part of online community where
I can get feed-back from other experienced people that share the same interest.
If you have any suggestions, please let me know.
Bless you!
setembro 28th, 2020 at 9:45 pm
I’d like to find out more? I’d want to find out
some additional information.
setembro 28th, 2020 at 9:46 pm
I’m extremely impressed along with your writing abilities as well as with the format on your blog.
Is that this a paid subject or did you customize it yourself?
Either way keep up the excellent high quality writing, it is rare
to peer a great weblog like this one nowadays..
setembro 28th, 2020 at 10:07 pm
Definitely believe that which you said. Your favorite reason seemed to be
on the net the easiest thing to be aware of. I say to you, I
certainly get annoyed while people think about worries that they plainly do not
know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people can take a
signal. Will likely be back to get more. Thanks
setembro 28th, 2020 at 10:10 pm
An interesting discussion is definitely worth comment.
I think that you need to write more on this subject matter, it may not be
a taboo matter but usually people don’t speak about such topics.
To the next! Kind regards!!
setembro 28th, 2020 at 10:37 pm
This website was… how do you say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me.
Appreciate it!
setembro 28th, 2020 at 10:39 pm
Hi would you mind letting me know which hosting
company you’re utilizing? I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers
and I must say this blog loads a lot faster then most.
Can you recommend a good internet hosting provider at a reasonable price?
Thanks a lot, I appreciate it!
setembro 28th, 2020 at 10:52 pm
Hiya very cool blog!! Man .. Excellent .. Superb .. I will bookmark your blog and take the feeds also?
I am glad to search out so many helpful information here in the
publish, we want work out more techniques on this regard,
thank you for sharing. . . . . .
outubro 19th, 2020 at 9:56 pm
Have you ever considered about including a little bit
more than just your articles? I mean, what you say is valuable and all.
But just imagine if you added some great visuals or
video clips to give your posts more, “pop”! Your
content is excellent but with pics and videos, this site could certainly be one of the best in its field.
Fantastic blog!
dezembro 7th, 2020 at 10:10 am
It’s awesome in support of me to have a site, which is valuable for my experience.
thanks admin
dezembro 27th, 2020 at 6:56 am
What’s up to every one, it’s actually a good for me to pay a visit
this web site, it contains helpful Information.