Produção de fibra de curauá gera renda na comunidade de Chibé

31 de julho de 2009 por Fabienne Simenel

Imagem: CEAPAC

Após ser implantado o Projeto Curauá, a comunidade de Chibé baixa a produção de legumes, como arroz, milho, feijão e mandioca. Os produtores ficam com a tensão redobrada para o cultivo de curauá, onde os mesmos já estão produzindo e comercializando a fibra.

Através deste produto, eles visam colocar o nome da comunidade de Chibé no nível bem elevado em termos de geração de renda. Para eles, a comunidade está se tornando uma referência na Floresta Nacional do Tapajós. Não está mais agredindo o meio ambiente: os comunitários produtores já estão se preocupando com o reflorestamento da área de cultivo de curauá.

Leia o resto desse post »

Devolvendo o sorriso às populações do rio Arapiuns

30 de julho de 2009 por Fábio Pena

“Quando aparece uma oportunidade dessas, a gente agarra com toda força e vai em frente”. Foi esse o sentimento que a jovem Derlane Silva de Souza, de 17 anos, demonstrou quando saía de barco da sua comunidade chamada Novo Horizonte. A oportunidade a que ela se refere, é a Primeira Jornada Odontológica que estava começando na comunidade de Cachoeira do Aruã, a quase 12 horas de distância em viagem de barco da cidade de Santarém, PA.

Entre os dias 23 até o dia 29 deste mês, cerca de 750 moradores de 53 comunidades da região do Rio Arapiuns e Maró tiveram a oportunidade de receber um tratamento especial na área da saúde bucal, através de um trabalho feito em parceria pelo Projeto Saúde e Alegria, Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Terre des Hommens Holanda e o International College of Dentists (Colégio Internacional de Dentistas) – ICD. O desafio era enfrentar a grande demanda por tratamento odontológico existente nessas comunidades, principalmente pela dieta baseada em carboidratos (peixe e farinha), alto consumo de açúcar, água sem tratamento com flúor e falta de escovação, além das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, para a prevenção das cáries.

Leia o resto desse post »

Pesquisa mostra resultados preocupantes sobre qualidade da água do Tapajós

29 de julho de 2009 por Fabienne Simenel

Enchentes prejudicaram a qualidade da água nas comunidades ribeirinhas

No mês de maio e junho, em plena época de chuva, foi realizada uma pesquisa da qualidade de água nas duas margens do Rio Tapajós. A pesquisa fez parte das ações do barco Abaré na FLONA e RESEX e mostrou resultados preocupantes: em todas as comunidades pesquisadas a água era de qualidade comprometida.

Água de qualidade boa, chamada de água pura, deve ser totalmente transparente e inodora, sem gosto,  nem cheiro. Também não deve ter elementos químicos indesejáveis como nitritos e nitratos e não pode ter bactérias. A pesquisa, realizada pela equipe do Abaré, as Prefeituras de Santarém e Belterra e pesquisadores voluntários, teve foco nestes elementos.

Doutor Fábio Tozzi, coordenador do núcleo de Saúde Comunitária do PSA disse, sobre os resultados: “Na maior parte das comunidades a água era transparente e inodora, mas nós observamos em todas a presença de bactérias, principalmente das bactérias que são de um grupo chamado coliformes”. Coliformes são bactérias que se encontram nos esgotos e nas fossas e entram a água através do contato da água de boa qualidade com os dejetos humanos ou de animais.

Leia o resto desse post »

BELTERRA: DO PROJETO DE PLANTIO DE SERINGA À CIDADE

29 de julho de 2009 por Mizael Santos

Atendendo a solicitação do leitor Alfredo, estou postando um resumo da história de Belterra.

A data de 04 de maio de 1934, foi primordial na história de Belterra. Momento em que chegou por estas bandas a Companhia Ford, do magnata norte-americano Henry Ford (foto) a qual enfrentou diversos problemas, entre eles o clima, impossibilitando o avanço tecnológico. Época dos barões e baronesas, diferenciando-se por residir em vilas diferentes, de acordo com a renda de cada morador. Nos meados de 1945 o Projeto inicial de plantações de seringas fracassou, e o governo brasileiro, para manter a área já plantada, iniciou a exploração do seringal, tornando-se o maior produtor de látex da região.

Leia o resto desse post »

Conscientização ambiental

28 de julho de 2009 por Elis Lucien

Samaúma está localizada  na Reserva Estrativista Tapajós Arapiuns na margem esquerda do rio Tapajós, visando qualidade de vida de seus moradores realizam uma vez no mês a limpeza geral em toda a comunidade.

Leia o resto desse post »

Lendas Amazônicas, contadas pelo povo ribeirinho

27 de julho de 2009 por Raquel Fernandes

Lenda do Jacurututu-taú taú

Logo que os Portugueses chegaram na região do tapajós, precisamente na comunidade de Pinhel, no tapajós, eles se alojaram nessa localidade e montaram um comércio. Um dos objetivos deles era explorar seringa. Arrumaram vinte homens e mandaram para a mata, para tirar borracha.

Chegando  na mata, começaram a fazer a exploração do seringal. Com uma semana de muito trabalho, em uma certa tarde apareceu um senhor velhinho, com uma melancia na mão, chegou até o lugar onde eles estavam e entregou ao cozinheiro. O cozinheiro pegou a melancia e guardou.

Quando foi a tarde chegou os vinte trabalhadores que estavam trabalhando na mata, e ai ele disse:

Olha, ai tem uma melancia que um senhor trouxe aqui. Mais é bom vocês não comerem por que eu to cismando que essa melancia não é de gente boa não!

Leia o resto desse post »

Telecentro de Maguari se prepara para receber União Européia

24 de julho de 2009 por Paulo Lima

No dia três de agosto de 2009 a Comunidade de Maguari irá receber o Representante da União Européia no Brasil, o Embaixador João Pacheco.  A Comunidade se organiza para apresentar ao visitante e seu grupo a criatividade do trabalho com artesanato, o trabalho com o látex do Couro Vegetal e as atividades de fortalecimento da Comunidade que o Telecentro de Inclusão Digital possibilita.

Leia o resto desse post »

A origem de Nova Vista

24 de julho de 2009 por Fabienne Simenel

Pesquisas, feitas pelo repórter do jornal Bela Vista junto com os antigos moradores da comunidade, relatam que Nova Vista surgiu em 1910. Seu primeiro nome foi Cajual, depois Bela Vista e atualmente Nova Vista. Segundo Esbertes Xavier, hoje com 85 anos e morador da comunidade desde o seu nascimento, contou que os primeiros moradores foram a Sra. Guiomar Rocha, que era muito conhecida por ser curandeira, seu esposo Antonio Rodrigues e Abraão Panelada, que era avô do conhecido Eden Cohen, hoje residente de Vila de Boim.

Desde essa época já havia rezas de 30 a 31 de agosto ao padroeiro de Dona Guiomar. Com o passar do tempo, as rezas se tornaram festejos com direito a juiz de mastro e mordomos. O curioso é que o juiz doava um boi e seus seguidores doavam quatro bois. Com isso convidavam as comunidades vizinhas. Também eram escolhdos cafeteiras, cozinheiras, lenheiros, carregador de àgua e o mestre sala. Quando a comida estava pronta, era distribuída entre os participantes, assim como a cachaça, o tarubá, vinho e biscoito assado na folha de bananeira.

Aldinei do Carmo
Jornal Bela Vista
Comunidade de Nova Vista – RESEX Tapajós

NB: o núcleo de Educomunicação do PSA se alegra com a entrada do grupo de jovens MOJONOV da Nova Vista em nossa Rede Mocoronga de Comunicação. Sejam bem-vindos!

Conferência Regional de Educação Escolar Indígena

23 de julho de 2009 por Elis Lucien

Aconteceu hoje dia 23 de julho,  no auditório da Universidade Estadual do Pará a Conferência Regional de Educação Escolar Indígena. Com o tema “Educação Escolar Indígena: Gestão, Território e Afirmação Cultural”, organizada em conjunta com o Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Conselho Indigenísta Missionário (CIMI) e Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Leia o resto desse post »

PSA e SEMSA realizam jornada odontológica no Rio Arapiuns

22 de julho de 2009 por Fabienne Simenel

A partir do dia 24 de julho, a unidade móvel de saúde Abaré estará navegando no Rio Arapiuns para realizar uma jornada de odontologia. Até o dia 29, os comunitários que foram triados serão atendidos por uma equipe interdisciplinar do Projeto Saúde e Alegria, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e do Colégio Internacional de Dentistas. O Colégio Internacional de Dentistas é a organização internacional de odontologia mais reconhecida no mundo, e tem como objetivo avançar a ciência de odontologia para a saúde e o bem-estar do público num nível internacional.

Por que fazer uma jornada só de odontologia? “Temos observado enorme incidência de carie dentaria e patologias afins na população atendida pelo projeto”, explica Doutor Fábio Tozzi, coordenador do Núcleo de Saúde Comunitária do PSA.  As causas deste problema: dieta rica em carbohidratos, falta de higiene oral, água sem tratamento e sem adição de flúor. E por fim, a dificuldade de acesso a serviços de saúde.

A jornada benificiará cerca de 900  moradores de 63 comunidades do Rio Arapiuns e Maró. Será dada preferência à população mais jovem, com enfoque às crianças em idade escolar. Leia o resto desse post »