A maior enchente de todos os tempos

9 de maio de 2009 por Jardson Melo



Não há dúvida que a enchente deste ano de 2009, é praticamente a maior de todos dos tempos já vista. Em função disso, rios e igarapés são transbordados com grande quantidade de água que vem de nuvens super-carregadas.

Em Suruacá e comunidades vizinhas a situação está alarmante. O nível da água sobe a cada dia prejudicando o modo de vida de pequenos pecuarista que residem próximos a margem do rio Tapajós e encostas de igarapés. A situação está tão séria que famílias estão se mudando temporariamente para a comunidade de Suruacá, pois, a água invadiu uma a casa de uma família e de outras se encontra ameaçada.
Em Suruacá as dificuldades críticas se encontram no embarque e desembarque de embarcações marítimas. Entre os quatros portos que a comunidade detem, penas um está salvando a pátria de modo precário. Quando os mares estão agitados o problema fica em maior risco, tudo se faz na base da pressa, mas nem sempre a pressa é amiga da perfeição.

Entre os estragos que a chuva tem causados em todo o território nacional. Quem se responsabilizaria pelos danos na vida de milhares de pessoas que estão desabrigadas, o homem ou a natureza? Certamente o Meio Ambiente tem tido sérios problemas e o Aquecimento Global vem se aglomerando, pelo fato de não está suportando tanta pressão.

É uma insatisfação, porém, não há nada que se possa fazer, enquanto o inverno não chega ao fim de tantos torós nesta estação do ano. A natureza é poderosa, infelizmente com ela ninguém pode, a não ser que ela mesma se redime à seus danos.

5 Responses to “A maior enchente de todos os tempos”

  1. Paulo Lima Says:

    Comentário do Fábio Pena, no blog de Suruacá:

    “Jardson,

    Gostei da matéria. Sabemos que o problema é grave. Mas me surge uma questão. Você faz uma relação da enchente com a pressão do aquecimento global e depois fala a natureza é poderosa e com ela ninguém pode, a não ser que ela mesma se redime a seus danos, mas será que não é o próprio ser humano que está ajudando no aquecimento global? Se for assim, então nós seres humanos temos nossa parcela de culpa nisso tudo.

    Por falar, nisso, gostaria de sugerir que os repórteres da Japiim fizessem uma produção especial sobre esse tema: a questão das grandes enchentes e a percepção da comunidade sobre o problema? O que as pessoas acham desse fenônemo? Como isso afeta suas vidas? Elas fazem esse tipo de relação que vc citou, entre o aquecimento global e as enchentes? O que é o aquecimento global para elas?

    Seria muito bom, com fotos, etc, porque estamos preparando uma matéria especial sobre o tema para a próxima edição do Mocorongo e para o programa de rádio tbm.”

    Fabio Pena

  2. suzane Says:

    bom achei muito legal mais deviria
    ter mais assunto falando sobre a enchente
    pq as veses nos procuramos e n achamos =/
    bjao boa noite =^.^=

  3. leticia Says:

    eu queria que o mundo se inportase com as enchente que acontece no mundo.Famos se importa sobre as ENCHENTES

  4. gabriel Says:

    maio 23 2009 que o mundo pudia saber que emchente e coisa perigosa que nós podemos jogar licho no licho e o mundo precisa de ajuda no brasil com as comidas tem jente qua perdeu as familias as casas cumida e nós podemos ajudar a jogar licho no licho e pedir adeus que nus ajude

  5. gabriel Says:

    a enchente e coisa seria tem muita gente que acha que enchente podi nadar mais pra dormir e difisiu porque tem gente que perdeu familias casas e mais muitas coisas porfavor ajude o mundo para que jogar lixo no licho eu tenho meulugar é minha casa e lixo tabem tem seu lugar cada um tem um lugar por favor evite enchente e vc ja pensou oque pode acontecer a quaquer momento vc e sua familia pença nisto entao evite enchentes eu ja falei como evitar enchente vou repitir jogar lixo no lixo
    meu colega acha que enchente pode tomar banho vc tabem acha vc deve esta enganado.escolas esta emmundadascasa que esra entera mais por dentro vc ja sabe macas de enchentes coco de rato mobis estragados mais nada serve vcs nuu toma nuunca toma banho pode pegar duenças e muito mais muito mais vamos se juntar evitando enchentes a minha escola entera tava falando sobri enchentes e gripisuina um dia eu falei para a professora de portugues paraos alunos faser um trabalho enchentes e como evitar sobre enchentes e eu tirei nota e eu tirei nota 9,8 so o meu colega que tirou nota 10 chamado MIGUEL e ele se comporta bem.

Deixe um comentário