Potoca de Itapuama

15 de outubro de 2008 por Elis Lucien

No vocabulário brasileiro, potocas quer dizer mentiras, exageros, patranhas, petas, lorotas. As histórias mentirosas, anedotas são muito populares e constituem um gênero especial, onde a imaginação exagerada e livre se liberta dos limites da lógica.

É com muito orgulho que estamos apresentando a mais nova campanha do Núcleo de Educação, Comunicação e Cultura do PSA, pelo Programa Educação Popular pelos Direitos das Crianças Ribeirinhas. Trata-se da Mostra de Potocas do ECA, no qual quem vai contar e escrever a história são as crianças ribeirinhas. Então, multiplicadores e educadores, comecem agora, a motivar e incentivar essa turminha contadoras de potocas. Um dos objetivos é:

Incentivar a criança a construir um vocabulário mais rico, através do conhecimento da sua própria realidade, utilizando sua criatividade e imaginação, para que estes possam ser repassados para demais crianças. Vamos conhecer uma potoca :

As cobras

Era uma vez uma velha aldeia. Uma mulher que queria ter filhos mais não podia. então a mulher saiu para fora de maloca e disse a lua:

– Ó lua! tu que és tão bela e formosa por favor me dê filhos!! E aí a mulher foi para a casa. Depois de um tempo a mulher deu a luz a duas crianças, um menino e uma menina.

A mulher ficou muito feliz por isso agradeceu dizendo:

– Obrigada Lua!! Por isso eu vou te glorificar.

Depois de um tempo a mulher esqueceu , então a Lua mandou uma maldição para que os filhos da mulher virassem cobras.

Então os filhos da mulher viraram cobras da praia. E a mulher ficou muito triste. Na noite de lua cheia as crianças, viraram cobras e sumiram. Até hoje não se sabe para onde elas foram.

Simone Rocha, 12 anos/Itapuama

Deixe um comentário

*