ECA pelas águas do rio Tapajós

29 de outubro de 2008 por Adriane Gama

Navegando pelo rio Tapajós, em parceria com o barco Abaré, a equipe ECA viajou neste mês, pela Reserva Extrativista, realizando três seminários intercomunitários nas comunidades ribeirinhas de Boim, Muratuba e Surucuá. De lancha, com muito banho de água, conhecemos três lugares de povo simples e muito consciente de ter mais conhecimento, principalmente no que se refere aos direitos fundamentais das suas crianças e dos seus adolescentes.

Em Boim, o grupo de jovens recepcionou a equipe com muito bom astral e entusiasmo. Embaixo das mangueiras, na casa da D. Marlene (comunitária muito prestativa nos eventos comunitários) e com uma rádio ao vivo no local (sob direção dos jovens), tivemos a participação das lideranças e comunitários, como as professoras, diretora, ACS,Grupo de jovens e muitas crianças, as quais juntos com os arte-educadores, realizaram atividades educativas.

Em Muratuba, logo nos deparamos com uma escadinha com seus 64 degraus, mas quem chega lá em cima, se contempla com uma visão encantadora do Rio Tapajós. O seminário aconteceu na frente da Rádio “Raio de sol”, em uma maloca acolhedora com a participação também das lideranças locais, como o Presidente da comunidade, coordenador da rádio, diretora, ACS, e é claro, das crianças e dos adolescentes com suas bicicletas irresistíveis de pedalar.

Sob a proteção do jambeiro, na frente da praia do rio Tapajós, realizamos em Surucuá, atividades com muita alegria e apesar das tradicionais festas locais da época, conseguimos compartilhar com um grupo de lideranças e comunitários, sobre os direitos das crianças. E por falar nelas, como sempre, se fizeram presentes. Nessa comunidade, tivemos uma experiência muito boa, onde os comunitários além de perguntar na hora suas dúvidas,podiam elaborar perguntas em grupo sobre o ECA, escrevendo no papel, onde souberam questionar situações do dia-a-dia, melhorando as discussões.

Em todas essas comunidades,as escolas aderiram esse evento, fazendo com que todas as crianças e adolescentes participassem ativamente do seminário e das brincadeiras lúdicas, como a criação de “Potocas do ECA”, finalizando com o alegre circo Mocorongo, com apresentações das produções artísticas dos comunitarios, esquetes, bateria metareciclada e muita música. Agradecimentos a todos os participantes, e em especial, as escolas e colaborador@s da merenda comunitária, porque toda criança tem direito à vida, à saúde e à alimentação!

Deixe um comentário

*