É preciso ter cuidados com as queimadas

15 de setembro de 2008 por Jardson Melo

Verão é uma estação quente em várias partes do território brasileiro principalmente aqui na região Norte. E é nesta época do ano que os agricultores rurais e pecuarista aproveitam as boas condições do solo para fazerem roçados e queimadas, é nesse momento que devemos ter o máximo de cuidado com o fogo. Exemplo disso é o fato que aconteceu a 10 anos atrás no Estado de Roraima.

Fazer queimadas é uma prática muito comum entre agricultores e pecuarista. É ainda, a alternativa mais usada para a limpeza de terreno, embora seja também a mais perigosa e prejudicial. A rezalização das queimadas acontece por que a grande maioria dos agricultores não possuiem alternativas para substituir o uso do fogo em suas atividades.

É por isso que devemos nos preocupar e, ao invés de remediar é sempre bom prevenir, desta maneira nós não teremos razões para chorar no futuro ou até mesmo no presente. A sociedade tem que ser instruída e conscientizada que o uso indiscriminado do fogo causa sérios danos a saúde, a morte de animais, a poluição do ar e consequentemente a degradação da biodiversidade e do meio ambiente em geral.

Nas últimas estatística vimos que no Rack do Aquecimento Global o Brasil está entre os quatros primeiros, isso por que o índice de incêndios na Floresta Amazônica é muito alto. Para isso não acontecer mais, devemos praticar as metodologias de preservação como; Não jogar bacanas de cigarros nas margens de estradas, fazer aceiros nas beiradas de roçados, não encendiar vegetações secas nas margens de igarapés e praias. Você não quer ver o verde da floresta virar fumaça, ou quer?

Preservar o patrimônio natural é o dever de todos nós, Ministério do Meio Ambiente, Brasil um país de todos.

Deixe um comentário

*