A lenda da igreja

11 de setembro de 2008 por Elis Lucien

No tempo em que ocorreu a Revolta dos Cabanos em 1835, o povo boinense quase todo fugiu para a mata. Um homem com medo que o Santo fosse destruído retirou a imagem de Santo Inácio e à encondeu atrás de uma grande árvore.

Com o fim da Revolta os moradores retornaram para a vila. Entretanto, deram pela falta da imagem de Santo Inácio. Começaram a procura. Depois de muitas buscas encontram-no e trouxeram para a Igreja. No domingo foram rezar e a imagem não estava no lugar. Voltaram no mesmo lugar e lá estava. Fizeram isto várias vezes e acontecia a mesma coisa.

Reuniram-se para fazer outra igreja, talvez, resouvesse o problema. Começaram a construção com a frente da igreja para o rio como é de costume. Quando estava quase no término, deu-se forte temporal que a destruiu completamente. Fizeram isto por três vezes e sempre acontecia a mesma coisa. Então, uma senhora idosa disse que deveriam fazê-la como acharam o santo. Construíram-na então dessa forma e até hoje ela ainda existe com mais ou menos 160 anos de construção com algumas remodelações feita em 1949. Dizem que é a única do Brasil que não é com a frente para o rio. Será verdade?

Jornal A Notícia/FEV. 2207 – Vila de Boim

Repórter: Joedson Xavier

Deixe um comentário

*