Teia Cabocla realiza sonho
27 de agosto de 2008 por Elis LucienOs jovens que participaram da Oficina de jornal comunitário da 8ª Teia Cabocla de Lideranças Juvenis, fizeram uma entrevista com o coordenador do núcleo de Educação, Cultura e Comunicação-Educom: Fábio Pena. Potencializando o futuro.
Mensageiro do Futuro: Como você começou a trabalhar no Projeto Saúde e Alegria?
Fábio Pena: Comecei participando do grupo de jovem da minha comunidade, que se chama Carariacá – rio Amazonas e sempre participava das atividades do PSA. Depois de um tempo vim fazer faculdade e não perdi o contato com o Projeto Saúde e Alegria. Continuei participando, colaborando e sendo volúntario.
MDF: Qual o objetivo da Teia Cabocla?
FP: A Teia Cabocla surgiu por que gente já fazia muito tempo esse trabalho com os jovens de comunicação entre as comunidades, da produção de rádio e jornal, trabalhando com vídeos e também os Telecentros. A gente foi percebendo que era muito importante criar um espaço, onde os jovens que estão envolvidos de alguma forma com atividade em suas comunidades possam trocar informações para as outras .
MDF: Qual o objetivo do programa da Rede Mocoronga na Rádio Rural?
FP: O programa na Rádio Rural é um sonho de muito tempo da Rede Mocoronga, por que as comunidades fazem as rádios comunitárias locais na sua própria comunidade. É legal ter a participação da própria comunidade, mas a gente achava que os temas e os conteúdos que os jovens repórteres estão produzindo em suas comunidades são muito rico e legais. Não deveriam ser ouvidos só na sua comunidade local, que ele pudesse ser ouvido em toda região.
MDF: qual o incentivo que você deixa para os jovens que representam cada comunidade?
FP: Muitas vezes a comunidade trata a nossa juventude como problema, sempre os adultos falam que os jovens não querem saber de nada, que é desorganizado, que nunca dá certo com os jovens. E o incentivo que a gente está provocando nesses encontros da Teia Cabocla que o jovem não é problema, mas parte da solução , que pode fazer tanta coisa legal como conscietizar, informar e fazer eventos esportivos e outras atividades que possam engrandecer o nome das comunidades.
Repórteres da Oficina de jornal da 8ª Teia Cabocla: Amado Rodrigues Tapajós-Urucureá
Cleilson Mota-Capixauã
Danielly Vieira-Samaúma