Rede Mocoronga faz lançamento do seu Blog colaborativo
22 de agosto de 2008 por Fábio PenaA iniciativa do Projeto Saúde & Alegria conta com o Patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.
Amazonas, Tapajós e Arapiuns. Jovens de 31 comunidades localizadas às margens desses rios, nos municípios de Santarém e Belterra, Pará, em plena Floresta Amazônica, estarão reunidos nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2008 para avaliar e planejar as ações que protagonizam na Rede Mocoronga e lançar o primeiro Blog Colaborativo da rede na internet no endereço: www.redemocoronga.org.br. O lançamento acontecerá durante o encontro denominado Teia Cabocla que também tem o apoio da Fundação Konrad Adenauer, e contará ainda com oficinas, debates, apresentações culturais e mostras das produções de comunicação comunitária dos jovens.
A iniciativa é resultado do trabalho do Projeto Saúde e Alegria, uma organização não governamental que atende cerca de 150 comunidades com programas de desenvolvimento comunitário integrado nas áreas de saúde, organização comunitária, economia da floresta, educação, cultura e comunicação. A arte, o lúdico e a comunicação são os principais instrumentos de educação da proposta, sendo a Rede Mocoronga uma das suas principais expressões.
O projeto forma adolescentes e jovens através de oficinas de educomunicação como repórteres comunitários para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e conteúdos para a internet. Eles alimentam a circulação de informações e campanhas educativas, difundindo a voz, a realidade, o cotidiano e a cultura regional da população para a população. Esta comunicação comunitária é fundamental numa região praticamente isolada e com muitas ameaças ao meio ambiente e aos meios de vida tradicionais.
Muito se fala da Amazônia, de sua rica biodiversidade e dos problemas ambientais, mas poucas iniciativas permitem que a Amazônia seja apresentada pelos próprios moradores da região. Esse é o papel da Rede Mocoronga.
O mais novo desafio é a inclusão digital das comunidades ribeirinhas. O Saúde & Alegria e seus parceiros já implantaram seis Telecentros Culturais que são pólos avançados da Rede, tendo previsão de chegar a 11 até 2009. Contam com espaço físico com arquitetura regional, dispondo de computadores com software livre e acesso à internet via satélite ou conexão sem fio, movidos à energia solar. Além de oferecer acesso ao conhecimento da informática e à internet, eles permitem a incorporação das mídias digitais ao processo de produção da Rede.
O Blog da Rede Mocoronga que será lançado neste sábado, dia 22 às 19:30 horas no Amazon Park Hotel em Santarém, é resultado desse trabalho de inclusão digital sendo uma mostra de como a apropriação dos instrumentos de comunicação pelos jovens pode ajudar a transformar sua realidade de exclusão para uma participação ativa na sociedade da informação.
Participação juvenil
A juventude é prioridade, especialmente na situação em que 47% da população destas comunidades são menores de 15 anos. As novas gerações de ribeirinhos vivem contradições sociais, ambientais e também culturais, especialmente com a crescente influência dos padrões culturais do mundo urbano, levando à perda de sua identidade cultural e os colocando como principais vítimas do êxodo rural. A prática da educomunicação da Rede Mocoronga visa criar oportunidades de aprendizagem e inclusão social estabelecendo uma medição sociocultural que permite à juventude da floresta estar antenada no mundo, sem perder sua identidade cultural.
Por que Mocorongo?
Mocorongo é quem nasce em Santarém e seu significado tem raízes na cultura indígena, como gente humilde e receptiva, ao contrário do sentido pejorativo que o nome adquiriu em outras regiões do país. A escolha do nome é proposital, visando valorizar seu sentido original e ressignificá-lo neste contexto, sendo também sinônimo de desenvolvimento, educação e participação.
TEIA CABOCLA de Lideranças Juvenis
A Teia Cabocla surgiu a partir das atividades da Rede Mocoronga buscando o fortalecimento do movimento juvenil ribeirinho. Trata-se de um grupo de jovens engajados em ações comunitárias que se reúnem periodicamente para juntos avaliarem e planejarem as ações que estão desenvolvendo em suas comunidades. É também um espaço para a formação de novas lideranças buscando a sustentabilidade social das iniciativas implantadas pelo Saúde & Alegria. Ao mesmo tempo, promove o protagonismo do jovem ribeirinho como sujeito de direito capaz de expressar e negociar suas demandas nos espaços públicos, participando de conferências e eventos Brasil afora.
Fábio Pena
Coordenador de Educação e Comunicação do PSA
Fones: 93 30678000/ 3067 8009
Celular: 93 8118 6405
E-mail: fabinho@saudeealegria.org.br