FSM se expande no mundo através da Internet

31 de janeiro de 2009 por Fabienne Simenel

A nona edição do Fórum Social Mundial abriu uma nova forma de participação dos movimentos, entidades e organizações da sociedade civil que não tiveram a oportunidade de ir para Belém. No mundo inteiro estão acontecendo atividades descentralizadas, ligadas ao Fórum, organizadas por grupos locais. Os grupos têm uma ligação direta com Belém através da Internet.

Atividades descentralizadas são eventos de fóruns sociais locais, conferências, ações de rua, feiras e encontros públicos de vários tipos. Durante os dias do FSM já foram realizadas atividades em México, França, Palestina, Colômbia, Argentina, a República Democrática do Congo, Suécia, Iraque e Alemanha. Todas as atividades incluiram um momento de conexão através de Internet entre os grupos locais e participantes do Fórum Social Mundial em Belém. Assim foram realizadas vídeoconferências, bate-papos através de Skype e MSN, escutas coletivas de rádio e conversas telefônicas para conectar os acontecimentos no mundo às atividades no FSM.

A idéia do FSM Expandido surgiu no ano passado, quando não teve um Fórum Social Mundial centralizado mas um Dia de Ação Global em que grupos da sociedade civil realizaram atividades nas suas próprias cidades ao mesmo tempo. A meta do Fórum Expandido é de trocar idéias, planejar ações em conjunto e informar-se sobre assuntos globais. Um voluntário explicou que `o Fórum Expandido também uma oportunidade de saber das pessoas mesmas o quê está acontecendo no seus países. Por exemplo, nos casos de Iraque e Palestina, as pessoas estão querendo saber como é a vida para os cidadãos destes países em conflito.’

Hoje, o Fórum Expandido está se concluindo com uma conexão global através de MSN, para debater a intercomunicação a distança no processo do FSM. Para saber mais sobre as conversas e atividades desenvolvidas, acesse Open Forum, o site que foi construido para a comunicação do Fórum Expandido.

Deixe um comentário

*