Seminários comunitários do ECA na Resex

10 de dezembro de 2008 por Adriane Gama

Viagem do ECA nas comunidades de Parauá,  Vila de Amorim e Pedra Branca

No final de novembro e início de dezembro, em parceria com o barco Abaré (unidade móvel de saúde), a equipe ECA voltou às águas do rio Tapajós, visitando as comunidades que já iniciaram as atividades do programa e realizando os últimos seminários comunitários “Educação Popular Pelos Direitos das Crianças Ribeirinhas”, do Projeto Saúde e Alegria.

Nessa viagem, a equipe composta por Adriane, Jacobien, Magno(Projeto Puraqué), Karen e João(estudantes de curso de vídeo da Suécia) e José (colaborador e piloto), tiveram boas experiências, bem como muito banho de água de rio. Com muita alegria, esses seminários supriram todas as expectativas.

Comunidade de Parauá – sexta-feira(28/11/08)

Quando chegamos à comunidade de Parauá, não tinha ninguém, parecia que todos ainda estavam dormindo. Embaixo das pitombeiras, colocamos nosso material… Quando, de repente, foram aparecendo dez, trinta,muitas crianças, no campo de futebol. Foi uma imagem muito marcante e bonita.As lideranças estavam presentes, como o presidente da comunidade, as professoras e professores, AZ-20, Sindicato dos trabalhadores, Agente de saúde e os jovens. Foram divididas as turmas das crianças por faixa-etaria. Os adolescentes e os adultos ficaram na roda de discussão, onde teve várias dinâmicas intercalando com as apresentações.Fechamos com muita alegria a noite cultural na sede da comunidade.

Vila de Amorim – domingo(30/11/08)

Na entrada da comunidade, encontramos uma praça com uma maloquinha muito aconchegante. Começamos as atividades nesse lugar, com a motivação e interesse dos participantes. Tinha muita representatividade das lideranças locais e as crianças, é claro,aproveitaram o tempo máximo que puderam com as brincadeiras. Á noite, na sede comunitária tivemos a participação dos estudantes de medicina de Florianapólis, com uma música dramatizada falando da higiene com as mãos. A comunidade também deixou seu recado através dos produtos artísticos e fechamos com a apresentação da Banda Invenção, formada somente por jovens.

Pedra Branca terça(02/12/08)

Ao chegarmos em Pedra Branca, fomos recepcionados pelos adolescentes da comunidade.Os participantes estavam muito empolgados, no pátio da escola e presentearam o evento com a Dança do Saci, feita pela crianças. Como já tinha acontecido o primeiro seminário em 2007, fizemos uma síntese da nossa programação e no final, foram selecionados os multiplicadores, na maioria os jovens e adolescentes. Nessa comunidade tivemos a tarde cultural, com as apresentações das equipes e da escola, com paródias e dramatização de fantoche e contação de potocas ao vivo.

Em todas as três comunidades, foi compartilhado um almoço comunitário entre os participantes, favorecendo ainda mais a interação do seminário. Agradecimentos às nossas colaboradoras do alimento.

Abraços carinhosos e cheios de esperança para todas as crianças e adolescentes do rio Tapajós. Até mais!

Deixe um comentário

*