Arranjos Educativos Locais em Solimões

23 de setembro de 2011 por Gabriel Abreu


Nos dias  21, 22 e 23 de setembro uma equipe do Projeto Saúde & Alegria esteve na comunidade de Solimões, Rio Tapajós, Município de Santarém, onde foi realizado uma oficina de produção e edição de vídeos.  A oficina foi divida em quatro etapas, a primeira é foi a realização do CineMocorongo em que os comunitários assistem à vídeos produzidos nas comunidade vizinhas.  O público atingiu mais de 50 pessoas.

A segunda etapa é o debate para decidir qual o assunto a comunidade quer apresentar como o tema do vídeo da oficina. Os mais experientes e a lideranças dão seus argumentos e direcionam o melhor assunto. Com o tema definido parimos para a terceira etapa a gravação. Esta é realizada em diversos lugares da comunidade dependendo do assunto que foi definido. Depois de tudo gravado chega a quarta e ultima etapa que é a edição dos vídeos gravados. A oficina tratou de assuntos bem reais nas vida das comunidades tal como a economia sustentável, a devastação da floresta e o lazer na comunidade.

A seringueira, à arvore que “chora leite”, é muito importante para a comunidade de solimões, pois ela produz a matéria prima necessária para a produção da borracha. Durante as decas de 70 e 80 a principais atividades econômica da comunidade de Solimões era extração da borracha que aos poucos foi se perdendo devido a  desvalorização do produto.

Nos últimos anos a devastação da floresta provocada pelo ação do homem vem sendo um problema alarmante. Pensando nos problemas ambientais a comunidade de Solimões desenvolve um projeto de viveiro escola de produçao de madeira de lei para a recuperação das áreas devastadas. E a comunidade de Solimões não é só trabalho os comunitários também tem sua hora de lazer, com grupos de danças do xote e o carimbó e o tradicional futebol. As atividades do Projeto têm apoio da Vivo / Fundação Telefônica

Deixe um comentário

*