Micro Sistema de Água
5 de fevereiro de 2010 por Elis LucienÁgua na Amazônia muitos já devem ter pensado. Lá, “eles” moram dentro do rio como é que não tem água? O problema não a água em si e sim as condições para o consumo dela. Nas comunidades da Amazônia ela faz parte do dia dia ribeirinho, é 99% usada para o transporte, utilidades domésticas, lazer e fonte de alimentação diária. Em época de seca, precisa ir bem longe para encontrar água boa já nas cheias invadem sem pedir permissão.
Muitas das comunidades usam água direto do rio, do igarapé com pouco tratamento ou nenhum. Devido a este fato, ainda existem muitas doenças causados por veiculação hídrica e quem sofre mas com isso, são as crianças e os idosos por causa da baixa resistência em seus organismos. Pensando nisso, o Projeto Saúde e Alegria (PSA), implantou o Saúde na Floresta com apoio do BNDES, Konrad Adenaeur Stiftung, Terre des Hommes, Ford Foundation e Promanejo e diversos parceiros. Tudo em prol de uma vida mas digna para o povo ribeirinho. Mas, para que isso acontecesse houve um grande esforço de ambas as partes: comunidade, PSA e financiadores.
Para que a água chegue nas torneiras é necessário um grande investimento e muito organização para implantar um sistema, que a água entre nas casas dos ribeirinhos pelos canos oriundos de um Micro Sistema de Água. Já são 22 comunidades que receberam esse benefício. Em 2010, a equipe da Organização Comunitária do PSA está com um novo desafio. Implantar um Micro Sistema de Água na área de várzea.O trabalho foi intenso e os primeiros resultados já começam aparecer. A primeira etapa foi vencida, agora e esperar os resultados desse novo trabalho pioneiro em terras de várzea.
Mas o que é um poço semi-artesiano?
O poço é uma perfuração no solo para a captação de água de boa qualidade. Ele é considerado semi-artesiano quando a pressão não é tão forte o suficiente para fazer a água jorrar. Quando a água é captada em profundidade, ou seja, em um lençol profundo, tem menos chance de ser contaminada. Ao contrário da água do rio, igarapé ou cacimba a água do poço não entra em contato com resíduos como fezes, lixo e produtos tóxicos. Para implantar um poço semi artesiano é preciso um levantamento técnico da área e claro um boa administração local para o funcionamento.
Elis Lucien
setembro 12th, 2025 at 6:23 am
… [Trackback]
[…] Read More to that Topic: redemocoronga.org.br/2010/02/micro-sistema-de-agua/ […]