Sementes de uma Floresta
7 de janeiro de 2013 por Bob Barbosa[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oCzD_9-PwoA[/youtube]
A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, e que ocupa grande parte do território brasileiro, é um mosaico de experiências econômicas – a maioria sem preocupações ou cuidados ambientais. Porém as experiências sustentáveis na região merecem ser valorizadas e mais divulgadas. Na Comunidade de Solimões por exemplo, na margem esquerda do Rio Tapajós, uma semente é plantada. Na verdade são várias sementes.
A união de professoras e professores, pais e mães, alunos e alunas, em torno de um Viveiro de Mudas Nativas que funciona há 11 anos no meio da floresta, é o foco deste vídeo, realizado em parceria entre o Distrito do Reno-Sieg, a Lateinamerika-Zentrum da Alemanha, a União Européia, e o Projeto Saúde e Alegria em Santarém.
O vídeo foi gravado em outubro de 2012 na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, onde só se chega de barco e onde vivem 20 mil pessoas em 73 comunidades, entre elas Solimões.
Com direção, roteiro, câmera e edição de Bob Barbosa e assistência de produção de Gabriel Abreu, o vídeo Sementes de uma Floresta tem como fonte de pesquisa a Análise Conjunta Brasil – Reino Unido sobre os impactos das mudanças climáticas e do desmatamento na Amazônia (2011), um projeto colaborativo realizado pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil e o Met Office Hadley Centre (MOHC) do Reino Unido.
As cenas das lavouras de soja e das queimadas na Amazônia foram gentilmente cedidas pelo Greenpeace Brasil. As cenas das madeiras em balsas foram gentilmente cedidas pelo Movimento em Defesa do Rio Arapiuns.
As músicas e os vocais são de Chico Malta, acompanhado por Fábio Cavalcante na flauta e violão solo, Elder Catraca nas percussões e Milady Feitosa na voz feminina. As músicas foram gravadas no Estúdio Livre do Coletivo Puraqué e podem ser baixadas no www.blog.fabiocavalcante.com
O vídeo foi produzido no contexto de um projeto de conscientização sobre mudanças climáticas, intitulado “2 graus a mais – e daí? Proteção do clima a nível local, como parte da luta contra a pobreza“ coordenado pelo Distrito do Reno-Sieg (Rhein-Sieg-Kreis) em cooperação com a ONG alemã Lateinamerika-Zentrum e.V. (Centro América Latina). O Projeto Saúde e Alegria é o parceiro no Brasil.
setembro 10th, 2025 at 11:21 pm
… [Trackback]
[…] Information to that Topic: redemocoronga.org.br/2013/01/sementes-de-uma-floresta/ […]
setembro 26th, 2025 at 5:30 am
… [Trackback]
[…] Here you will find 84147 additional Information to that Topic: redemocoronga.org.br/2013/01/sementes-de-uma-floresta/ […]
setembro 30th, 2025 at 6:38 am
… [Trackback]
[…] Find More on to that Topic: redemocoronga.org.br/2013/01/sementes-de-uma-floresta/ […]