Formação do Comitê Regional Tapajós
16 de junho de 2011 por Elis LucienA criação de Comitês Regionais está assegurada no DECRETO No 7.056 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009. Dentre as incumbências dos Comitês estão a colaboração para a formulação das políticas públicas de proteção e promoção territorial dos Povos Indígenas e para a elaboração do planejamento anual para a região. A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) realiza hoje (16) e 17 de junho um encontro na Aldeia Borari em Alter do Chão, para formar o Comitê Regional da Coordenação Tapajós, sediada em Itaituba. Vamos entender como irá funcionar os comitês:
§ 1º Os Comitês Regionais serão compostos pelos Coordenadores Regionais, que os presidirão, Assistentes Técnicos, Chefes de Divisão e de Serviços e representantes indígenas locais, na forma do regimento interno da FUNAI.
§ 2º Os Comitês Regionais reunir-se-ão ordinariamente uma vez por semestre e, extraordinariamente, por convocação do Presidente ou da maioria dos membros.
§ 3º O quorum para a realização das reuniões será de, no mínimo, cinquenta por cento dos membros votantes e suas decisões serão tomadas por maioria simples de votos, à exceção das situações que exijam quorum qualificado, de acordo com o regimento interno.
§ 4o Havendo impedimento do membro titular, este será representado por seu substituto legal.
§ 5o Os Comitês Regionais poderão, por intermédio do Presidente ou por decisão de seu plenário, convidar outros órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, técnicos, especialistas, representantes de entidades não governamentais, membros da sociedade civil e da CNPI para prestar informações e opinar sobre questões específicas, sem direito a voto.